Amizades que surgem e duram uma vida inteira. Conhecimentos que são fundamentais para entender aspectos da sociedade. Valores éticos e que vão contribuir para a formação pessoal. Situações além de conceitos e teorias que marcam o cotidiano dos alunos e da escola. No Dia do Estudante, a turma da Satc, do Colégio à graduação, tem o que comemorar.

As amigas Laura Brunel Ghedin, Ana Beatriz Schmidt, Isadora Pires, Mariana Garcia e Letícia de Freitas fortalecem a amizade que iniciou dentro das salas de aula, mas se perpetua em todos os espaços. “Adoro estudar na Satc, não trocaria por nenhum outro lugar”, conta Letícia.

No ano passado, o Dia do Estudante, aliás, foi bem diferente. Com aulas remotas, as amigas não se viram tanto presencialmente. “Foi difícil, cansativo e é muito legal vir pra cá. A gente tem mais atenção na aula presencial”, afirma Laura.

Colegas da turma do ensino integral, elas são alunas do 7º ano e sabem, contudo, o que desejam seguir. “É importante a gente pensar no futuro, definir a carreira”, comenta Mariana. Um fator fundamental é gostar de estudar. Seja de maneira mais ampla, ou em disciplinas específicas, como a História, por exemplo, apontada por Isadora e por Letícia como uma das preferidas.

no dia do estudante amigas celebram a união
Laura, Ana Beatriz, Isadora, Mariana e Leticia, colegas e amigas que a educação uniu

Ainda há o contato com os amigos e outros atrativos a mais na escola. “Também gosto muito da merenda”, confidenciou Ana Beatriz. Mas não há dúvidas sobre a importância do aprendizado para as adolescentes, que dividem as tarefas e se apoiam em temas que são de maior complexidade.

Interação e fortalecimento de vínculos

Assim, no Dia do Estudante, a atenção é para o quanto a escola representa peça importante na formação dos jovens. Foi isso que Janaina Januário Camilo percebeu. Mãe de Davi, 13 anos, e Alice, 8, ela viu mudanças no aprendizado dos filhos, sobretudo após o retorno das aulas presenciais no Colégio Satc.

“No início das aulas remotas eles foram bem, mas, aos poucos, foi difícil manter o foco. Por isso, com a volta às aulas presenciais, decidimos matricular os dois no ensino integral. E está sendo muito bom”, comenta a mãe.

Alice voltou animada, querendo rever os colegas e estudar. Com Davi, foi mais difícil no início. Ele queria ficar em casa, estar no online. A insistência dos pais foi fundamental para que o adolescente voltasse a ter o contato social, interagir com os colegas e brincar. “No primeiro dia, quando ele voltou dizendo que estava com dor nos braços e pernas de ter corrido e se divertido, já ficamos felizes”, conta Janaina.

Dia do estudante
Davi e os colegas nas atividades do ensino integral

Davi está no 8º ano e faz o ensino integral. No período matutino cursa o ensino regular. Posteriormente, à tarde participa das atividades diferenciadas, com estudos em grupo, orientação de professores e outras ações complementares.

Conforme Janaina a percepção é que o foco no estudo, a realização de tarefas e o apoio dos professores estão contribuindo para melhorar o desempenho de Davi. “Sempre tive certeza que a Satc era a melhor escola que poderia escolher para os meus filhos”, argumenta.