A criatividade dos acadêmicos de Design da UniSatc, mais uma vez, foi um dos pontos altos do Desafio Torrecid. A parceria entre a empresa e o curso resulta em projetos únicos realizados pelos estudantes. Três deles foram premiados na noite da última sexta-feira (24). Norton Corrêa foi o primeiro colocado. Gabriel Ávila ficou em segundo lugar, e o terceiro trabalho escolhido foi de André Bruning.

A revelação dos vencedores foi feita pela equipe da Torrecid. “No final, havia seis projetos muito bons e tivemos que rever os critérios que foram apontados no início para chegar a seleção dos escolhidos. Mas, foi uma tarefa difícil”, explicou o designer da empresa, Andrey Ianke.

Geralmente, a Torrecid escolhe um trabalho final. Conforme a gerente de Novos Produtos, Catia Cirlene da Silva, este ano foi difícil escolher apenas um. “Percebemos o comprometimento deles em participar, dar sequência ao projeto”, afirmou. Segundo ela, mais do que ter as ideias, a proposta do desafio é apresentar ao estudante um novo caminho, que é o do mercado cerâmico.

O Desafio Torrecid foi feito na disciplina de Projeto em Design Cerâmico, com a professora Vanessa Wendhausen Lima. “Realizamos a visita à empresa para que eles pudessem conhecer todo o processo. Então, cada um recebeu um tema para desenvolver um revestimento cerâmico a partir dessa proposta”, explicou Vanessa.

Parceria do Desafio Torrecid ocorre há anos

A apresentação dos trabalhos foi acompanhada pela coordenadora de Design Solange Bianchini. “Além de fortalecer a parceria com o mercado, a proposta oportuniza a empregabilidade para nossos acadêmicos, pois traz novas metodologias, unindo a criatividade à solução de problemas reais”, ressaltou a coordenadora. 

Vencedor do primeiro lugar, o estudante Norton buscou então inspiração na tendência Japandi para produzir o seu trabalho. “A partir das pesquisas busquei ideias para desenvolver a proposta e gostei do resultado. Só não imaginava que chegaria a esse ponto”, comentou o acadêmico.