A SATC esteve entre os 76 signatários reconhecidos com a Declaração de Signatário 2026, entregue na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O reconhecimento é resultado das ações desenvolvidas ao longo de 2025, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A participação reforça o compromisso da instituição com práticas sustentáveis e impacto positivo na comunidade. O Movimento ODS contribui para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), fortalecendo iniciativas na região.
- SATC entre os signatários reconhecidos em 2026
- Ações desenvolvidas em 2025 alinhadas aos ODS
- Importância do engajamento coletivo para o desenvolvimento sustentável
- Papel da Acic na promoção e articulação do evento
- Expansão do Movimento ODS em Santa Catarina e Criciúma
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) sediou, nesta terça-feira (28), a cerimônia de entrega da Declaração de Signatário 2026, concedida pelo Comitê local do Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Ao todo, 76 signatários foram reconhecidos. Além da SATC, outras empresas, pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e órgãos do poder público receberam a declaração.
O reconhecimento é resultado da apresentação do relatório de atividades ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina, referente ao ano de 2025. As ações desenvolvidas evidenciam o compromisso coletivo com práticas que promovem o desenvolvimento sustentável na região.
“Ser signatário é mostrar os ODS na prática, com ações que contribuem para a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Esse comprometimento, aplicado à comunidade em que os signatários estão inseridos, amplia o alcance e fortalece o movimento”, destaca o coordenador geral do Comitê ODS Criciúma, Abel Corrêa de Souza.
O coordenador aproveitou o momento para evidenciar o avanço do movimento e estimulou os signatários a convidar outros representantes da região a também se engajar nesse esforço conjunto.
De acordo com o presidente Franke Hobold, novamente sediar o evento reforça o papel da Acic como articuladora de iniciativas que conectam desenvolvimento econômico, responsabilidade social e sustentabilidade.
“Para a Acic, é uma honra receber os signatários em um momento tão significativo para o movimento, que reconhece o compromisso de todos com o desenvolvimento sustentável. A entidade também é signatária, por entender que o desenvolvimento pleno da região depende de ações conjuntas que contemplem o social e o ambiental, além do econômico”, afirma Hobold.
Movimento ODS SC
O Movimento ODS é uma iniciativa de caráter apartidário, plural e ecumênico, que busca contribuir para o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em Santa Catarina, o movimento reúne mais de 2 mil signatários, distribuídos em 122 municípios e organizados em 14 comitês. Em Criciúma, o comitê local conta atualmente com 203 signatários.



TEXTO: Deize Felisberto – ACIC
17.9ºC