Um dos propósitos da formação técnica do Colégio Satc é entregar ao mercado profissionais preparados para suprir as demandas existentes nos dias atuais. Alinhados a este objetivo, alunos da segunda fase do curso técnico em Multimídia apresentaram para empresários e profissionais da Comunicação a assessoria que ofereceram nos últimos meses para as vendedoras do Festival de Música da Satc (Femusa) 2022. Os estudantes foram responsáveis por produzir conteúdos em áudio, fotografia e vídeo para as cantoras.
Os alunos foram divididos em três grupos. Cada grupo ficou responsável por prestar a assessoria completa para uma das vencedoras do Femusa. Eles foram responsáveis pela gravação de uma música mixada e masterizada; produção de fotos em formato digital para a divulgação artística online e offline, posts estratégicos para divulgar o trabalho nas redes sociais e, ainda, a criação de um banco de imagens com as fotos das participantes.
Conforme a estudante do Técnico em Multimídia, Júlia Stangherlin, a experiência tornou o grupo ainda mais preparado para atuar profissionalmente. “O trabalho nos ensinou a enxergar o lado do cliente e a trabalhar de acordo com o que ele busca. Todo o processo nos possibilitou aplicar de forma profissional muitos dos conteúdos que aprendemos em sala de aula. Além de estimular nossa criatividade e nos ensinar a superar os desafios do trabalho em equipe”, destacou.
Já para as contempladas com o projeto, a assessoria recebida foi fundamental para dar o start – ou alavancar – suas carreiras na música. “Fiquei surpresa com o profissionalismo e criatividade dos alunos. Todos me ajudaram muito e o resultado do trabalho que eles realizaram ficou incrível! Já quero que eles trabalhem comigo nos meus próximos projetos”, assinalou uma das ganhadoras do Femusa, Vitória Daitx.
Para proporcionar um primeiro contato dos alunos com o mercado de trabalho, empresários, representantes de indústrias e profissionais da Comunicação foram convidados para acompanharem a apresentação dos trabalhos. Uma delas foi a jornalista Francine Ferreira, que ressaltou a necessidade do mercado por novos profissionais com habilidades multimídia.
“O mercado está carente de bons profissionais que sejam criativos, estejam conectados com os avanços da tecnologia e sejam completos para atuar em todos os meios existentes, seja foto, vídeo, áudio ou redes sociais. Saber que a Satc está formando esses profissionais nos deixa esperançosos para daqui um tempo abrirmos novas oportunidades de estágio e novas oportunidades”, ressaltou a jornalista, que atua em uma agência de comunicação.
Projeto reforça o DNA da Satc de aliar teoria e prática
Para que os alunos se tornem profissionais qualificados no futuro, o Colégio Satc aposta em uma metodologia onde as aulas são divididas entre teoria e prática. É o que possibilita, segundo a diretora, Izes Ester Machado Beloli, que, mesmo na segunda fase, os alunos já apresentem trabalhos com alto nível técnico. “Sem dúvidas, quando esses futuros profissionais forem para o mercado de trabalho estarão prontos para levar o nome da Satc e representar muito bem a área Multimídia”, ressaltou.
Outro diferencial do curso técnico em Multimídia é a forte relação com a indústria da região. A ideia, de acordo com o coordenador adjunto da formação, Lucas Jorge, é cada vez mais formar essa ponte entre alunos e o mercado. “Colocar o aprendizado de sala de aula na prática é preparar os estudantes para o que eles vão encontrar nas empresas. E a presença dos representantes das empresas prestigiando o projeto é parte da relação que temos com a indústria, que já está ciente dos profissionais que terão no futuro”, finalizou.