A Satc dará início em 2022 a mais uma turma do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que tem como foco a comunicação inclusiva nas empresas e na comunidade. Com início das aulas marcado para 5 de abril, o curso é aberto ao público em geral, especialmente, para profissionais da área da saúde, educação, atendimento ao público ou que tenham algum familiar com esta necessidade. A oportunidade contribuirá com o desenvolvimento de novas habilidades e com a formação bilíngue de profissionais da região.
Fomentar a educação em Libras proporciona a comunicação inclusiva da comunidade, facilitando o diálogo com pessoas surdas e tornando as empresas e a sociedade como um todo mais acessíveis. De acordo com a Lei 8.213/91, empresas com 100 ou mais empregados precisam reservar vagas para pessoas com deficiência.
“A Satc busca auxiliar a adequação das empresas para atender aos trabalhadores surdos que integram ou irão integrar o quadro de funcionários. O ensino de Libras deveria estar no currículo escolar desde a educação infantil, pois é uma forma de eliminar barreiras de comunicação”, destaca o analista de negócios da Extensão Satc, Eduardo Just.
As diretrizes de ensino do curso poderão refletir na carreira dos profissionais da região, tornando-os ainda mais completos. “Com essa qualificação, as empresas poderão atender melhor o público surdo, seja no comércio, na escola ou numa consulta médica, por exemplo. Podendo tornar o profissional bilíngue, além de trazer mais agilidade ao raciocínio, diversificando a forma de pensar entre o verbal e o visual. Você fica mais apto a aprender com maior facilidade”, enfatiza Just.
Com as matrículas podendo ser realizadas até o dia 5 de abril, as aulas serão realizadas nas terças-feiras, das 19h às 22h. O curso seguirá até 28 de junho, totalizando uma carga horária de 40 horas. Informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail comercial@satc.edu.br ou pelo telefone e WhatsApp (48): 3431-7542