As pessoas precisam estar em movimento constante. Não andando, mas se movendo, aprendendo, se desafiando. Foi com essa linha que o professor doutor Augusto Niche, o Guto Niche, conversou com estudantes, professores e colaboradores da UniSatc. “A vida mecânica tira a criatividade, nos afasta da capacidade reflexiva, ao autoconhecimento”, ressaltou Niche.

Inquieto, apaixonado pelo aprender e compartilhar conhecimento, Guto Niche falou que a inovação está presente em cada pessoa. “Essa cultura organizacional de inovação, que vai impactar o CNPJ, depende muito do CPF que está por traz disso”, ponderou.

A palestra, que abriu as aulas especiais da Pós-Graduação do Centro Universitário Satc, ocorreu no auditório 5 da instituição, de maneira presencial, e também pelo canal da Satc no Youtube. O evento ocorreu na noite desta sexta-feira (25).

Doutor em educação, Guto Niche, é membro do Centro de Tecnologias Educacionais do Senac/RS. Líder do Grupo de Educadores Google Canoas (Google for Education). Ele também atua como pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Bem-estar na Docência, vinculado ao PPGEDU da PUC/RS.

Instigar para mudar

Quando se pensa e discute a questão da inovação, não é possível desconsiderar a cultura de um povo, afinal ela está interligada com a realidade. “As ferramentas metodológicas são válidas, mas cada um tem que estudar, ler, se revisitar e se ressignificar. Olhar para si mesmo e para o outro. O que mais vemos é o ‘sextou’, mas e o ‘segundou’ onde está?”, questionou.

O desafio de Guto Niche foi trazer inquietude para corações amornados. “Como é que você quer ser lembrado na história”, perguntou. Ele lembrou que cada um pode acordar no dia seguinte pela metade, ou nem acordar, por isso é necessário aproveitar as chances que surgem. Oportunidades diárias que aparecem inesperadamente, no trabalho, no encontro com as pessoas, podem trazer a criatividade, despertar para a inovação e fazer com que cada um contribua para uma mudança.

Novos cursos trazem discussões sobre a cultura organizacional

Desse modo, observando esses cenários constantes de transformação, a cultura organizacional e a inovação, a Pós-Graduação UniSatc está oferecendo dez novos cursos. “Nos sentimos honrados em poder contribuir com esse processo de mudança, com o propósito de formar e transformar pessoas”, ponderou o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.

A palestra com Guto Niche foi a primeira organizada pela Pós. Novas serão feitas até setembro, quando iniciam os cursos.