Você sabe o que significa a palavra “cringe”? Se você acompanha as redes sociais provavelmente já se deparou com essa expressão. Mas saiba que se você pesquisar na internet o significado dela – esqueça! Você já está sendo cringe.

A gíria significa exatamente “vergonha alheia” e nos últimos tempos vem ganhando cada vez mais força dentro das redes sociais, principalmente entre os jovens (bem jovens).

O termo, afinal, é cada vez mais associado quando uma pessoa nascida na geração Z (quem nasceu entre 1997 e 2012) a usa para falar sobre hábitos dos Millenials (adultos nascidos entre 1980 e 1996). Se você é Millenals – lamento – é considerado ultrapassado ou antigo.

Se usa ‘hehehe’ é cringe, lamento!

Segundo a geração Z, dentre as coisas que são cringe estão: calça skinny, falar de tomar “litrão” ou de pagar boletos, partir o cabelo para o lado, rir com emoji nas redes sociais ou rir com “hehe”.

Pensando nisso, conversamos com alguns jovens e adultos para perguntar qual é a opinião deles sobre o assunto. O resultado, enfim, é um vocabulário com expressões e gírias para facilitar a sua compreensão. 

Vocabulário para entender a geração Z

  • É sobre isso = A expressão “é sobre isso” é uma forma de concordar com o que foi dito e geralmente vem acompanhada de “e está tudo bem”.
  • Cringe = Significa vergonha alheia, que pode ser direcionada a uma pessoa ou uma situação.
  • Vibes = Sensação. 
  • Acrescentar “H” no final de uma palavra = A letra “H” no final de uma palavra significa ênfase na palavra, de sentido irônico ou não, podendo as vezes, representar ironia. Exemplo: Amadahhh
  • PLMDDS = É gíria para “pelo amor de Deus”. Há variações como MDDC (meu Deus do céu) ou mds (meu Deus).
  • VLMK = A gíria significa “voa moleque” e geralmente vai com emojis de foguinho. 
  • S2 = Um pouco fora de moda, meio cringe mas ainda está em uso por alguns. É substituído por <3. Significa coração, amor.
  • RT = A expressão vem de uma função do twitter de repostar um tweet de alguém (Retweetar), o que significa que a pessoa está de acordo com a sua fala. 
  • ** = Os asteriscos são usados para substituir palavras que as pessoas não querem expor ou apenas não querem que sejam compreendidas.  

Pronto, agora você já está a par das gírias da geração “Z”. Então, só não esqueça do mais importante:

NÃO RIA COM EMOJI!!

Texto: Julia Felicio e Gabriel Mendes.