Ideias, todo mundo tem. Mas saber identificar ideias com potencial de negócios pode ser um grande desafio. Foi este o tema do segundo encontro realizado pelo Programa de Empreendedorismo Criativo (PEC) do Centro Universitário Satc (UniSatc). O evento, em formato de bootcamp, foi um aquecimento para o Startup Weekend, que acontece 8, 9 e 10 de abril em Criciúma, com o apoio da Satc.

O bootcamp é um treinamento intensivo que tem o objetivo de fazer com que estudantes absorvam o conhecimento teórico de maneira conjunta com a prática. Para falar sobre o desenvolvimento de ideias de negócios, o PEC recebeu a consultora e facilitadora de processos de aprendizagem, Danielle Dal Moro.

“O primeiro passo é entender o que tem por trás da ideia. Conhecer o usuário e validar se aquela ideia realmente faz sentido, tornando-a mais assertiva nos negócios. Muitas vezes, construímos uma ideia com base no que a gente entende do nosso universo e nas nossas experiências. No entanto, se eu quero vender, eu tenho que encontrar uma ideia que solucione problemas do público como um todo”, destacou a consultora.

O PEC, que foi criado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), tem o propósito de estimular o empreendedorismo e promover conhecimento para que os participantes desenvolvam novos modelos de negócios. Participaram do bootcamp, alunos de Design, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UniSatc.

Para o pró-reitor de ensino e extensão do centro universitário, Jovani Castelan, é uma forma de fazer os acadêmicos pensarem fora da caixa. “A UniSatc sempre vai apoiar as iniciativas de inovação e que despertem o potencial criativo, porque é isso que o mercado precisa”, ressaltou.

Com apoio da Satc, Startup Weekend acontece em abril na cidade carbonífera

O Startup Weekend (SW) é o maior programa global de empreendedorismo, onde pessoas de diferentes áreas se juntam para criar uma startup em um fim de semana. O objetivo é tirar ideias do papel, formando grupos multidisciplinares, que em 54 horas devem desenvolver suas ideias, criar modelos de negócios, validá-los, desenvolver protótipos e apresentar um pitch final para uma banca de jurados.

Em Criciúma, o evento, que conta com o apoio da Satc, acontece nos dias 8, 9 e 10 de abril. A edição deste ano está prevista para acontecer na nova sede da Betha Sistemas.