Alunos do Colégio Satc estão aprendendo sobre emoções nas aulas de Tecnologias Aplicadas. Através de jogos, as crianças exploram os sentimentos existentes nos laços afetivos e entendem as razões que podem estar por trás de emoções como felicidade e tristeza.

A ideia surgiu em meio a pandemia. Conforme a professora de Tecnologias Aplicadas, Caroline Pickler Machado Silvano, quando as crianças estavam em casa, os sentimentos mudaram com mais velocidade que o normal. “No retorno às aulas presenciais, identificamos muitos alunos confusos, sem saber como estavam se sentindo”, conta.

Para entender melhor esses sentimentos, cada turma desenvolveu seu próprio jogo. Assim sendo, os alunos utilizaram o movimento ‘maker’, que é a construção com as próprias mãos, onde tiveram que fazer tudo, desde cortar e colar até desenhar e escrever.

Participaram da atividade, os professores Caroline Pickler Machado Silvano, Franciele Alves, Guilherme Cruz e bolsista Alanis Tiscoski.

Alunos do Colégio Satc participaram de jogos

1º ano – Jogo da Memória: Alunos fizeram cartinhas com emoções boas e emoções não tão boas. Da mesma forma, eles escreveram o nome da emoção e o desenho utilizaram as cartas para realizar o jogo da memória.

2º ano – Mímica: As crianças criaram 15 cartinhas, onde cada uma tinha uma emoção diferente. Eles desenharam e escreveram os nomes de cada um. Além disso, depois os colegas tinham que adivinhar qual era o sentimento através da mímica.

3º ano – Roleta das Emoções: Na roleta tinham duas cores, uma cor para emoção boa e outra para emoção não tão boa. Os alunos fizeram cartas e de acordo com a cor que cada um tirava a carta, tinha que fazer a mímica para que o colega adivinhasse.

4º ano – Que emoção sou eu? Fizeram uma faixa para utilizar na cabeça. Dessa forma, nesta faixa, cada aluno tinha que colocar uma carta e o colega da frente tinha que adivinha que emoção estava ali.

5º ano – Cara a Cara: Foram feitas plaquinhas, nas quais os alunos precisaram explicar o que cada expressão significava. Por exemplo, a placa com o desenho de uma boca para baixo significava tristeza.