A Corrida UniSatc 20 anos marca uma importante data para a instituição, visto que, celebra uma trajetória iniciada há tempos atrás, o ingresso no Ensino Superior. Nessas duas décadas de história, a Satc deixou sua marca nas pessoas e nada mais especial do que criar produtos personalizados para aqueles que estarão competindo no circuito de rua. Os atletas participantes receberão medalha, camiseta, garrafa de água e troféu para os vendedores, tudo desenvolvido e criado por colaboradores e acadêmicos.

A partir da identidade visual elaborada pelo Laboratório de Orientação em Design (LOD) da UniSatc, todos os produtos foram pensados para contar histórias. “Todo material visual foi elaborado entorno da pista de corrida. Mas não seguindo um circuito oval fechado e sim linhas aleatórias remetendo a corrida de rua como será o nosso evento. A partir do conceito, os produtos têm uma personificação única, ligada a toda a história da instituição”, explica o coordenador do LOD, Rodrigo Casteller.

O troféu que será entregue para os vencedores das categorias, representa uma peça singular. “A UniSatc é embasada em aulas bastante tecnológicas, então por que não construir tudo o que vamos presentear na corrida aqui com nossos alunos. E a partir dessa ideia, seguimos com o desenvolvimento do troféu baseado na história da instituição. Onde a base será em madeira, que foi retirada na reforma do auditório I, prédio com mais de 60 anos e que tem uma forte simbologia. E o emblema é em alumínio com jateamento, criado na nossa usinagem e finalizado nos nossos laboratórios da mecânica”, relata o coordenador do mestrado em Engenharia Metalúrgica da UniSatc, Anderson Daleffe.

Peças únicas

Outra peça que ganha destaque e que representa a importância dos participantes para a instituição é a medalha, símbolo de vitória e conquista. “Seguindo o visual de pista de corrida, colocamos como elemento importante no item as texturas e granulado. Visto que, em uma prova de rua os atletas percorrer terrenos diferentes, assim como se caracteriza o nosso evento. Além disso, no centro foi trabalhado um elemento de pedrinhas pretas que remetem ao carvão mineral”, descreve Casteller.

Além de toda a simbologia histórica e tecnológica, mais um produto terá a digital da UniSatc, que desta vez será a sustentabilidade. “As garrafinhas de água tão importantes na hora da prova foram produzidas no laboratório da Engenharia Mecânica, a partir de uma máquina construída aqui mesmo. Mas o que torna esse elemento especial é o material dele que é à base de cana e açúcar, conhecido como base bio. Essa produção não é de plástico e isso é de grande importância para nós, pois está atrelado ao ciclo do carbono que consequentemente promove o consumo sustentável”, ressalta o professor do curso de Engenharia Mecânica da UniSatc, Alexandre Milanez.

Inscrições para a corrida

A prova é aberta ao público e está com inscrições abertas até o dia 10 de novembro pelo site da RSF Proeventos, responsável técnica pela organização. O circuito será no campus da UniSatc e terá dois percursos,com 4km e 8km.

No dia da corrida, a largada será às 7h30, com categorias individuais masculinas e individuais femininas. Os atletas inscritos receberão o kit que terá o envelope com o chip e o número para colocar no peito e que servirá de identificação. Os adultos também terão a camiseta do evento.