A comunicação interna nas empresas e cultura de comunicação empresarial foram os temas do Curso Rápido “O enigma da comunicação”. O curso, que reuniu 50 pessoas, foi ministrado, nesta semana, no Centro Tecnológico da Satc, pela professora Caroline Schnack, especialista em Marketing Estratégico com experiência em análise e gestão de processos e líder no núcleo de Negócios, Comunicação e Design.

“Abordamos os erros de comunicação, a comunicação não dita ou aquela que a gente subentende que a pessoa entendeu, como é que a empresa deve falar para os colaboradores entenderem o que eles precisam fazer. Isso se aplica tanto no dia a dia quanto nos processos, nos procedimentos e, até mesmo entender se a cultura da empresa tem a ver com a cultura daquela pessoa. Isso é importante, pois hoje em dia a gente percebe que tem muita rotatividade de pessoas nas empresas por falta dessa comunicação eficiente”, explica a especialista em Marketing Estratégico, professora Caroline Schnack.

A Comunicação Empresarial tem se mostrado um assunto de muito interesse. Por isso, a Educação Corporativa Satc está lançando o curso de Comunicação Interna e Endomarketing. “Este evento surgiu com a necessidade de a gente aproximar os cursos livres da comunidade e também do meio empresarial. Com essa palestra falamos um pouco com o meio empresarial e com a comunidade, a importância da comunicação interna dentro das organizações. A professora Caroline Schnack também é professora no curso de Comunicação Interna e Endomarketing”, conta o analista de negócios da Satc, Eduardo Just.

O evento contou com a presença de profissionais de RH e Comunicação de diversas empresas da região. “O Brasil é o país com o maior índice de rotatividade e muito dessa rotatividade tem a ver com comunicação, tem a ver com o não encontro entre a minha cultura como profissional e a cultura da empresa como instituição. Então a comunicação ela vem desde o início e até todos os momentos que a gente passar dentro da empresa. Hoje já saíram com alguns insides para tentar aplicar na prática”, ressalta a professora Caroline.