Lojas dos mais variados ramos se preparam para um dos maiores eventos comerciais, a Semana do Consumidor, que teve início na última segunda-feira (14). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 as compras online devem crescer 9% em comparação ao ano anterior e houve um aumento de 43% na busca de compras com frete grátis. A grande maioria dos consumidores estão atrás de eletrônicos e eletroportáteis.

Nas datas comerciais, o foco das empresas é o desconto para os clientes e com isso, os golpes online aumentam, como por exemplo o phishing, que é a prática de roubar dados pessoais e financeiros através de sites.

O professor mestre em Direito Público e advogado, Ismael de Córdova, explica que com o aumento da população realizando compras pela internet, o aumento de golpes seria inevitável. “Hoje estão muito comuns esses crimes por conta do pix, links e boletos bancários. Sempre é recomendado checar de onde veio esse link antes de fazer qualquer pagamento. Além, de quando for fazer transferência ou pagamento, sempre utilizar a internet de casa e não a pública, pois, todo mundo tem acesso,” destaca o advogado. 

 Uma dica para saber se o link de acesso é oficial, é ver o URL tem o símbolo de um cadeado ao lado. Além disso, utilizar sites para checar as avaliações de demais consumidores a respeito da loja, como o Reclame Aqui, onde é possível visualizar as reclamações e um ranking de atendimento ao público.  

Cai em um golpe, o que devo fazer? 

O primeiro passo para quem cai em um golpe é procurar a delegacia mais próxima para fazer um boletim de ocorrência.  “É importante ir ao um órgão público pois foi utilizado seus dados em um pagamento que não obteve o produto oferecido e em um segundo momento ir ao banco que o consumidor utiliza, informando-os desse pagamento indevido mostrar o comprovante de pagamento,” completa Córdova.