A análise de coloração pessoal é um teste para identificar quais cores de roupas e acessórios harmonizam melhor com o rosto. Saber escolher os tons certos pode valorizar os traços faciais, trazer uma aparência saudável, suavizar manchas além de aumentar a autoestima e a autoconfiança das pessoas que optam em fazer a análise. 

De todos os componentes que formam um look, as cores refletem maior impacto. Independente das formas, estampas e cortes que uma peça tenha. A cor é o primeiro elemento que chama a atenção na aparência. “As colorações transmitem mensagens de estilo e podem reforçar ou equilibrar características das personalidades. Então os tons podem funcionar a nosso favor e colaborar para que as pessoas possam se sentir bem na frente do espelho”, ressalta a consultora de imagem e estilo, Luana Barbosa. 

As pessoas usam as cores para comunicar os seus humores, contar um pouco de como são, mostrar seus talentos, desafios e de que modo encaram a vida. 

“Uma cor pode fazer uma afirmação, afastar ou influenciar pessoas. Pode criar uma imagem de sofisticação, intelectualidade, poder e criatividade. Saber usá-la corretamente pode dominar a arte do autoconhecimento”, completa Luana. 

A consultora de estilo, Mariana Nuernberg, comenta que para ela a coloração pessoal, é um serviço para ajudar quem faça a análise, gostar mais do seu reflexo no espelho. Se sentir mais bonita e valorizada. Principalmente quando estiver sem filtro e sem maquiagem. Além disso ajuda a se fazer escolhas mais assertivas das peças de roupas.  

“As cores têm total influência em fazer com que você se sinta bem com a sua imagem, ajuda também a caminhar com postura e segurança. É muito importante as pessoas saberem os tons que harmonizam melhor como ela mesma, para que usem esse conhecimento com consciência, principalmente nos dias e momentos em que não estiver super produzida. As colorações podem tanto levantar sua autoestima, quanto te fazer sentir mais desconfortável, tudo depende da escolha correta”, afirma Mariana. 

Como é feita esta análise  

Saber a coloração pessoal faz a pessoa ter mais facilidade nas escolhas de roupas. As cores são o primeiro filtro que é feito ao olhar para alguém. Se acertar o tom já é um grande passo para uma compra assertiva. 

O atendimento para fazer o teste normalmente é feito na casa da cliente e leva em média duas horas de duração. A análise é realizada e em sequência é dada a explicação do resultado. 

“Antes do encontro presencial a pessoa recebe instruções de como deve estar no atendimento. Na data agendada faço a análise e explico o resultado da cartela, incluindo temperatura, contraste, profundidade, acabamento e estações. Estas informações são aplicadas em roupas, cabelos, maquiagens e acessórios”, enfatiza Mariana.