Com pouco mais de quatro meses de funcionamento, o Cobusiness Satc já resultou em ganhos para as empresas parceiras. Mesmo em período de formação para colocar as organizações e trainees no mesmo patamar de conhecimento a nível de inovação, grandes ideias já surgiram dentro do ambiente, que resultaram em resoluções de problemas e mais geração de lucros. A expectativa é que em 2022, o espaço seja consolidado e gere fortes impactos na economia regional.

Além do processo de formação, neste primeiro período, o programa promoveu áreas de capacitação e network entre as empresas, desenvolvendo sinergia entre elas para atuarem na resolução de problemas. Segundo o engenheiro de Computação, Gustavo De Lucca, que está comandando o Cobusiness, foram meses de ganhos e aprendizados.

“Já recebemos muitos feedbacks positivos das empresas. Não tenho dúvidas que 2022 será o ano de consolidação do Cobusiness, o que vai gerar muito retorno para a economia local. Isso porque o programa busca gerar inovações para as empresas, o que melhora os negócios e impacta positivamente milhares de empregos”, destaca.

Atualmente, seis empresas já estão imersas no Cobusiness. As cinco vagas disponíveis devem ser preenchidas até o mês de maio, já que segundo De Lucca, há empresas interessadas em entrarem na próxima turma.

Experiência desafiadora e gratificante

O Grupo EZOS foi um dos que apostaram no Cobusiness para impulsionar o crescimento dos negócios. Para o sponsor do Comitê de Inovação do Conselho de Administração do grupo, conselheiro Henrique Mezzari, os primeiros meses foram desafiadores e, ao mesmo tempo, gratificante. “Para o nosso grupo, que desde 2020 tem se estruturado e gerido empresas tradicionais no mercado, algumas com mais de 50 anos, respirar inovação é uma oportunidade de olhar para o futuro, fazer novos planos e sonhar novas metas”, ressalta.

Segundo o conselheiro, desde o primeiro encontro o grupo já observou vantagens em ter ingressado no programa. “Pensar, agir e planejar a inovação tem trazido um novo olhar para os empreendimentos, uma nova visão sobre o modelo de negócio, novas interações, novos projetos e inúmeras possibilidades que estão quebrando paradigmas, trazendo um potencial competitivo novo de mercado para os negócios”, completa.

Dentre os benefícios oferecidos pelo programa, as metodologias ágeis e a possibilidade de conhecer mais sobre startups e fintechs foram essenciais para que o grupo enxergasse novas possibilidades de negócios. Para o futuro, as expectativas giram em torno de alcançar novos e promissores resultados, e integrar ainda mais a gestão e diretores de operações dos negócios à iniciativa.