Na tarde de quinta-feira (24) os moradores de Criciúma e região perceberam o clima mudando, com a presença de chuva e fortes ventos, mas também com o surgimento de alguns momentos de sol. Isso é por conta da formação de um ciclone extratropical no litoral do Uruguai. O sistema, sobre o mar, provocou ventos de até 77 km/h na plataforma de pesca do Balneário Rincão.

Por conta desse ciclone extratropical passando pela região, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para todas as regiões do estado. O motivo é o risco de temporais e rajadas mais fortes de vento.

Segundo o doutor em Climatologia da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, por conta desse ciclone uma frente fria irá passar pela região. “Irá chover domingo e na segunda-feira também. A temperatura cairá muito, tanto que terça-feira podemos amanhecer com a geada na região com a temperatura próxima de zero grau”, informou.

Conforme Sônego, apesar do ciclone estar atuando sobre a região nessa quinta, para os próximos dias ele já estará indo para o oceano.

Mesmo assim, os especialistas alertam para os perigos da navegação em alto mar e pedem para que os pescadores não saiam.

Próxima semana será de frio intenso

A última semana de junho virá com um frio maior. As temperaturas vão cair por conta de uma nova frente fria. Na segunda-feira, a previsão indica tempo instável, com melhora gradativa ao longo do dia. A temperatura cai.

“Na quarta-feira da semana que vem teremos temperaturas baixa e com chance de geada. Mas, de maneira geral, a semana que vem será com um bom tempo e com frio mais forte na parte da noite”, ressaltou Sônego.

A estimativa é que as temperaturas cheguem perto de 5ºC, 6ºC no amanhecer.

Tempo instável provocado pelo ciclone extratropical
Tempo instável foi registrado na tarde desta quinta-feira na região Sul de SC