Com a formação do ciclone extratropical no Uruguai, a Defesa Civil de Santa Catarina está em alerta. O fenômeno, que trata de uma circulação de baixa pressão sobre o oceano Atlântico com vento constante, com tendência a se afastar ao alto mar. A estimativa é que os ventos cheguem até 80 km/hora. Nos próximos dois dias, o volume de chuva intensa é esperado.

A passagem do ciclone deve passar com mais força pelo litoral catarinense na quarta-feira (4) com rajadas de ventos em alto volume e chuva abundante podendo ocasionar alagamentos.

De acordo com o pesquisador em Agrometeorologia da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, a chuva continua predominante até a quinta-feira (5) pela manhã, aumentando de volume na terça e quarta. Conforme o especialista, segundo monitoramento os totais de chuva devem ser superiores a 270mm. Isso ultrapassa a média histórica para todo o do mês de maio, que é de 100 mm, favorecendo assim a chance de alagamentos em diversos pontos da cidade.

“O vento forte levará o mar a crescer e ficar mais agitado, bloqueando assim as águas do rio Araranguá, rio Mampituba e rio Tubarão, isso pode ajudar o rio a ficar mais cheio que o normal levando o perigo de alguns alagamentos na região”, alerta Sônego.

Nesta quarta-feira, se inicia com a passagem do ciclone extratropical trazendo ventos sudoestes constantes que podem chegar na marca de 80 km por hora, se estendendo por todo dia junto ao alto volume de chuvas. O tempo firme retorna na sexta (6) e se estende por todo fim de semana junto a temperatura em decline-o e frio.

Chuva alerta moradores de bairros de Criciúma

Moradores do bairro Sangão estão em alerta quando o nível do rio aumentou consideravelmente por conta do alto volume de chuvas que atinge a cidade.

De acordo com Gustavo Duminelli, presidente da Associação de Moradores do Bairro Sangão, o alerta é constante. “Monitoramos o rio, estamos preocupados com uma possível enchente, o nível de água vem aumentando. Já tem moradores do bairro se organizando e em alerta”, explicou o presidente.

A Defesa Civil de Criciúma monitorou, durante a segunda-feira (2), dois pontos de alagamento que não apresentam perigo. “O sistema de drenagem do município vem suportando muito bem. A Defesa Civil, juntamente com a equipe da Secretaria de Infraestrutura, está prestando serviços de limpeza na região da Quarta Linha, lateral da rodovia, para melhor escoamento do fluxo de água, para que não haja nenhum tipo de enchentes na área”, comentou o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes.

Os moradores que precisarem do auxílio da Prefeitura e da Defesa Civil devem ligar para (48) 99162-9006, ou 199.