Com a chegada de mais um ano, a contagem regressiva para uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros inicia. Bloquinhos de rua, fantasias coloridas, maquiagens artísticas e hits musicais, essa é somente uma das combinações ideais para os foliões que gostam de aproveitar o Carnaval. Mas, para que a diversão seja garantida, alguns cuidados com a saúde são essenciais. 

Em 2024, as festividades estão previstas para iniciarem no sábado (10) pela manhã, e devem seguir até a noite de terça-feira (13). “Geralmente, os bloquinhos de carnaval tendem a durar o dia todo, por isso é necessário ter cautela com o próprio corpo. Ingerir bastante água e se hidratar é crucial para se manter saudável, principalmente para aqueles que desejam consumir bebidas alcoólicas. A água diminui os riscos de intoxicação e ajuda a amenizar a famosa ressaca”, explica a médica generalista, Maria Giovanna Manenti.

De acordo com a profissional, o ideal é beber 100 ml de água a cada 350 ml de cerveja. “Além da hidratação, outro fator importante é a alimentação. Comer ‘comida de verdade’ é uma das peças-chave para um carnaval bem aproveitado, já que apostar em alimentos ricos em nutrientes faz sim a diferença e traz muita energia para aguentar a folia. Café, almoço e jantar são refeições que não devem ser puladas”, comenta.

O cuidado com a pele também está na lista do que não pode faltar. E para aqueles que pretendem festejar em ambientes ensolarados, o protetor solar é primordial para evitar a insolação. “Quanto maior o Fator de Proteção Solar (FPS), melhor. O recomendado é acima de 30, aplique no corpo e rosto e, caso esteja diretamente exposto ao sol, reaplique a cada 2 horas”, ressalta Maria Giovanna.

Para muitos, o Carnaval é sinônimo de curtição. Ao pensar em relações sexuais, o uso de preservativo deve ser prioridade. “Além de prevenir gravidez indesejada, a camisinha também protege contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), e ela deve deve ser utilizada quando pensamos em sexo vaginal, anal e também oral. Papo legal e aparência saudável não significam que a pessoa está livre de doenças. Acabou não usando ou o preservativo estourou? Informe seu médico assim que possível. Fique atento e não seja negligente, pois saúde não é brincadeira!”, frisa a médica.