Para algumas pessoas, janeiro é sinal de recomeço. O primeiro mês do ano inspira muitos a refletirem sobre a vida, as relações, os sentimentos e até definirem metas e objetivos que desejam alcançar neste novo ciclo. Foi pensando nisso que a campanha “Janeiro Branco” surgiu, com o intuito de alertar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional. 

“As questões da saúde mental são um tema muito falado atualmente. Apesar de existirem épocas mais necessitadas sobre esse assunto, como nas estações mais frias, é muito importante começar o ano falando de algo que vem se agravando e causando grandes preocupações. Realizar movimentos e espalhar conhecimentos que podem agregar na vida de alguém nunca é demais”, afirma a psicoterapeuta, Bianca Sanches.

Segundo a profissional, proporcionar saúde mental por meio de práticas baseadas em evidências e de estratégias simples e objetivas para que o resultado seja duradouro e consistente, é mais que possível. 

“A saúde mental não apenas acontece, ela é conquistada por meio de bons hábitos. O principal problema é que esses bons hábitos não são prioridade para a grande maioria das pessoas, que acabam encarando como um grande desafio de se botar em prática. Muitos buscam prazeres imediatos para lidarem com suas dores, mas que vão trazer resultados rasos ou de curto prazo”, explica Bianca.

O básico funciona

De acordo com a psicoterapeuta, hábitos básicos podem ajudar, já que o corpo e a mente precisam deles. Confira a lista:

1- Ter uma rotina de sono e dormir entre 7 a 8h por noite;

2- Praticar atividades físicas regularmente;

3- Manter uma alimentação equilibrada e balanceada;

4- Reservar um tempo para lazer diário;

5- Estabelecer objetivos;

6- Criar novas habilidades.