Renovando os compromissos como signatário do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Santa Catarina, a Satc realizou uma série de ações na Semana Mundial do Meio Ambiente. As atividades incluíram alunos e colaboradores em diferentes oportunidades de aprendizagem ligadas a sustentabilidade e educação ambiental, como palestras, visita guiada e encerrando a semana, o bingo da sustentabilidade.

Visando contribuir com o projeto anual dos ODS desenvolvidos com os alunos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental, as turminhas do integral participaram de uma atividade bem divertida e que tinha como premissa, difundir os princípios da sustentabilidade. “Com essa faixa etário do 1º ao 5º ano, trabalhamos o bingo da sustentabilidade porque eles estão desenvolvendo iniciativas na sala de aula ligados aos ODS e resolvemos de forma lúdica e com uma brincadeira trabalhar as temáticas que eles estão tendo contato diariamente”, destaca a analista ambiental do Centro Tecnológico Satc (CTSatc), Regina Fernandes.

Para o vencedor da primeira rodada do bingo, Rafael Vieira Fernandes, a brincadeira foi divertida. “Gostei de participar, porque estudamos algumas coisas com a professora que estavam no bingo e outras eu aprendi aqui jogando”, conta o aluno que está desenvolvendo seu projeto a partir do ODS 6 Água potável e saneamento.

Ao final das partidas, todos receberam um brinde para que esse momento se tornasse um momento de integração e que conscientizasse os alunos sobre o consumo consciente. “Presenteamos os alunos com o copinho reutilizável, porque muitos deles esquecem as garrafas e acabam utilizando o copo plástico. Com esse que os estudantes ganharam, eles podem guardar na mochila, evita o desperdício e até os incentiva a tomarem água regularmente”, explica Regina.

Ainda conforme a Analista Ambiental, a Satc pensa no Meio Ambiente. “Para seguir com os direcionamentos da Agenda 2030, a instituição realizou projeto de eficiência energética com a troca de lâmpadas nos ambientes, com a reutilização da água da chuva, coleta seletiva, programas de comunicação e educação ambiental em todos os meses do ano”, finaliza.