Na volta as aulas deste ano no Colégio Satc, os alunos que amam ler e são apaixonados pelos livros, terão uma novidade. A partir desta segunda-feira (14), a biblioteca Sebastião Netto Campos já estará com todo o seu acervo de livros liberados para a visitação dos alunos. Portanto, além do funcionamento normal do local, ela também terá uma estante especial dedicada ao lazer dos leitores e leitoras.
Segundo a bibliotecária, Vânia Medeiros Ribeiro, a intenção na criação desta estante, foi em dar evidência para alguns livros. Focada, principalmente, em livros voltados na questão da curiosidade e, também sobre alguns conhecimentos específicos. Sendo um ótimo meio de lazer aos estudantes durante o horário de almoço.
“Essa ideia surgiu, porque na biblioteca percebemos que esses livros não eram pesquisados com frequência. Mesmo eles estando em seus devidos lugares, percebíamos que os alunos não tinham tanto contato com esses tipos de livros”, ressalta.
Dessa forma, de acordo com Vânia, eles possibilitarão o lazer de formas diferentes, sem a utilização frequente do celular. “São leituras curtinhas para eles estarem passando o tempo. Assim, nós poderemos mostras alguns materiais nossos e, eles poderão estar lendo algo interessante aguçando as suas criatividades”, pondera.
Acesso normal aos livros na biblioteca
Ainda, segundo a bibliotecária, nesta segunda-feira o acervo da biblioteca e todos os seus espações incluídos, já estarão abertos para a visitação dos alunos. No momento, ela estará funcionando, normalmente, apenas durante a semana. Porém, a partir do mês de março, a biblioteca funcionará também nos sábados.
Vânia ainda afirma, que neste período com o fechamento do acervo, percebeu-se uma resistência nos alunos, porque eles queriam sempre ir lá ver e pegar os livros. Mas, essas restrições eram necessárias para a segurança dos alunos e funcionários.
“Foi um sentimento estranho para nós que trabalhamos no local, sempre estávamos acostumados com todo acerto, e essa restrição teve impactos grandes. Entretanto, conseguimos passar e vencer esse período. Agora voltaremos com o acervo liberado, e com os alunos presentes. Sendo o principal motivo da biblioteca estar aberta, para utilizarem no que precisarem”, completa a bibliotecária.
Regras necessárias na utilização dos livros
Só que para uma utilização correta do ambiente, os alunos terão que seguir algumas regras. De acordo com Vânia, enquanto eles estiverem no ambiente será proibido a entrada com água e também com alimentos.
“Com esses elementos podem ocorrer acidentes com os livros e, isso poderá degradar os exemplares presentes em nossas estantes. Então, esses cuidados são para a manutenção da biblioteca. Sendo assim, sempre peço a colaboração de todos os alunos para tornar a biblioteca um ambiente melhor, e com conforto para todos”, estabelece.