Visando o fortalecimento da Transição Energética Justa, a Bancada do Sul na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) levou o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert para visitar o Centro Tecnológico da SATC nesta sexta-feira (15). Na oportunidade, a presidente do Carvão+, Astrid Barato e o presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS), Fernando Zancan apresentaram as ações desenvolvidas no local, como o projeto de Captura de CO2.

“Eu estive várias vezes com o secretário e falamos sobre as ações, mas sempre mostrando um powerpoint no computador. Quando ele vê, ele sente, ele olha, muda a percepção. E aí mostra a importância do que está sendo feito aqui em termos de instituição, como a SATC, olhando e construindo o futuro do setor. Então não é um setor do passado, é um setor do futuro que está sendo construído aqui dentro”, comenta Zancan.

Para a presidente do Carvão+, o encontro e a visita foi uma grande oportunidade para apresentar as ações que vêm sendo desenvolvidas a cerca de 20 anos no Setor Carbonífero para uma Transição Energética Justa, que teve a lei nº 18.330 aprovada em 2022 na Alesc.

“Foi de extrema importância para o Setor Carbonífero, tendo em vista que o secretário não conhecia o nosso setor aqui do Sul, a SATC, o CT SATC. Essa visibilidade e o apoio, tanto do secretário quanto da Bancada do Sul na Alesc vai fortalecer muito a cadeia produtiva como um todo, especialmente, na questão da Transição Energética Justa. Por isso gostaria de agradecer aos deputados da Bancada por nos proporcionar esse momento”, ressalta Astrid.

Durante a visita, o secretário de Estado da Fazenda e os deputados estaduais Júlio Garcia, Rodrigo Minotto, Tiago Zilli, José Milton Scheffer e Volnei Weber puderam conhecer os laboratórios e a planta de captura de CO2 no CT SATC. “Levo daqui anotações feitas, levo daqui os compromissos de pensarmos uma nova matriz para tão importante setor”, comentou o secretário, Cleverson Siewert.