Com objetivo de incentivar os acadêmicos e despertá-los para a importância social e o papel do profissional da engenharia, foi proposto e elaboração de um projeto focado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa proposta pelas professoras Hellen Zago e Silvia Helena Mangili Tassi envolve conhecimentos de cálculo e das demais áreas dos cursos.

A temática foi acatada pelos acadêmicos das duas turmas de Cálculo I, que divididos em grupos durante o semestre, estarão estudando e gerando produtos que contribuam na comunicação e no desenvolvimento de autistas.

No mês de agosto, os alunos do Ciclo Básico das Engenharias cumpriram a primeira etapa do projeto, apresentando as pesquisas para socializar o conhecimento prévio sobre o autismo.

Por intermédio de alguns alunos, a atividade contou com a participação da professora de Educação Física Leonara Hohensee, que compartilhou experiências de trabalho nas APAEs de Urussanga e Cocal do Sul, gerando um rico debate com uma das turmas.

Dentre as inúmeras contribuições, também ocorreu o depoimento de um dos acadêmicos da outra turma, progenitor de um adolescente autista, contribuído significativamente para a construção dos projetos.

*Texto enviado pelas professoras Hellen Zago e Silvia Helena Mangili Tassi