Em uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) percebeu-se que pão caseiro foi a expressão mais pesquisada em site de busca durante o ano de 2020. Além disso, a ansiedade fez com que o consumo de doces e guloseimas feitos em casa aumentassem no período de quarentena.
Por conta dessa tendência, a busca de farinhas para cozinhar e misturas prontas para bolos e pães tem aumentado desde o início da pandemia e principalmente em 2021.
Segundo a nutricionista Jaíza de Oliveira Vargas Mendes o consumo diário dessas misturas prontas se torna prejudicial à saúde. Isso porque elas são ricas em açúcar, conservantes e gorduras hidrogenadas.
“A melhor opção sempre será a utilização de produtos naturais. Como por exemplo para quem busca uma alimentação adequada o melhor é sempre optar por receitas caseiras. A quantidade de açúcar e gorduras são menores e você pode utilizar das frutas para fazer o bolo”, relatou.
A dica é buscar farinhas para cozinhar de forma saudável
A nutricionista também ressalta que o consumo de bolo caseiro é uma boa opção para uma alimentação balanceada. Desde que seja inserida com moderação. Essas receitas podem até ser saudáveis caso os ingredientes usados na elaboração sejam alimentos com um bom valor nutricional.
“Para substituir a farinha normal podemos utilizar farinha de trigo integral, aveia e arroz. Nós temos várias opções atualmente. É possível fazer um bolo saudável e sem perder o gosto. Certamente podemos encontrar inclusive misturas prontas saudáveis em lojas de produtos naturais”, ressaltou Jaíza.