O segundo semestre letivo iniciou com a volta de muitos alunos para o módulo presencial no Centro Universitário UniSatc. Com a alteração na matriz de risco e com os profissionais da educação vacinados, a confiança para o retorno às salas de aula tem aumentado entre os estudantes. Mesmo assim, as aulas na UniSatc seguem os protocolos de segurança, mantendo distanciamentos e ocupação parcial dos espaços, conforme determina do plano de contingenciamento por conta da Covid-19.
“Estamos sentindo uma tendência entre nossos acadêmicos da volta ao ensino presencial. Continuamos ofertando as duas modalidades, online e presencial, para que eles possam optar”, afirmou o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.
Dessa forma, a volta às aulas na UniSatc trouxe uma nova leva de estudantes para o Campus. Entre os calouros, que iniciam sua trajetória na graduação, mais de 70% desejaram aulas presenciais. “Percebemos a vontade dos alunos de estar novamente no ambiente acadêmico, principalmente pela necessidade de socialização entre os colegas de sala e seus professores”, conta o professor e Coordenador Ciclo Básico das Engenharias na UniSatc, Davi Colombo Gonçalves.
Metodologias ativas no segundo semestre de aulas na UniSatc
O Ciclo Básico, coordenado pelo professor Davi, abrange, portanto, as primeiras fases das Engenharias, são 42 alunos, sendo que 33 estão em sala presencial.
“Os professores neste semestre voltaram a trabalhar com metodologias ativas, trazendo mais significado para o aluno de sua presença em sala novamente. Claro, nossos alunos hoje remotos também estão sendo muito bem assistidos pelos professores e sempre amparados pela nossa plataforma digital”, afirma Gonçalves.