O curso de Engenharia Química da UniSatc proporcionou aos alunos do técnico em Química o minicurso de cerâmica. A iniciativa foi realizada pela professora Morgana N. Sartor Faraco e pelo professor Josimar Cruz. O minicurso de cerâmica teve o intuito de demostrar toda química envolvida em um processo cerâmico, bem como, envolver os alunos na cerâmica artística e todas suas emoções.

A proposta foi realizada durante a Arena Sete, a semana acadêmica dos cursos de graduação. Neste ano, ocorreu a integração com o ensino técnico.

Neste projeto foi desenvolvido pelos alunos um cabideiro cerâmico utilizando duas técnicas da cerâmica artística: técnica de placas e tornearia.

Após essa divertida conformação plástica do cabideiro cerâmico, os alunos entenderam a necessidade dos processos estudados dentro da cerâmica industrial, tais como secagem e queima que preparam as peças para adquirirem suas propriedades finais de resistência mecânica, resistência química, dureza e não menos importante a estética das peças.

“Os alunos se divertiram muito trabalhando essas técnicas de conformação de cerâmica artística, em especial para tornearia que necessita de muita habilidade, paciência e sem dúvida experiência para o desenvolvimento de um bom produto. Podemos confirmar isso através da facilidade com que o professor Josimar Cruz, que possui 20 anos de experiência na área, desenvolve em poucos segundos um vaso cerâmico”, afirmou a professora Morgana N. Sartor Faraco.

Texto da professora Morgana N. Sartor Faraco.