Fazer as compras no mercado, abastecer o carro, pagar as contas de água e luz fazem parte do dia a dia dos brasileiros, que cada vez mais percebem o aumento do valor final de produtos e serviços. Uma das explicações para a variação de preços está ligada aos tributos, que incidem em qualquer item que é vendido no país. Para ajudar as pessoas a entenderem melhor sobre os impostos pagos, os alunos da 2ª fase do curso técnico em Administração realizaram na tarde desta quinta-feira (11) o “Feirão do Imposto”, esclarecendo e informando as pessoas sobre as taxas tributárias brasileiras.

ICMS, PIS, COFINS, IPI, IPVA, IPTU e tantas outras nomenclaturas estão ligadas aos tributos que são pagos pela população. “Na pesquisa feita com a turma, encontramos um dado que diz que, um em cada quatro brasileiros não sabem que pagam impostos. E por isso, o projeto quer mostrar para as pessoas que passarem aqui na Satc os inúmeros tributos que incidem em produtos e serviços consumidos no dia a dia”, explica o aluno do curso técnico de Administração, Rafael dos Santos Teixeira.

“O objetivo desse projeto é relacionar o conteúdo visto em sala de aula com a realidade vivida pelos alunos e famílias brasileiras. E com o resultado queremos conscientizar o público quanto do que a gente paga é imposto em relação aos itens mais básicos, como alimentos, gasolina, aluguel, energia, água, e até mesmo em relação a remuneração”, destaca a professora, Beatriz da Silva Pereira.

De acordo com a professora, os alunos realizaram uma pesquisa sobre tipos de impostos e percentual de incidência, que são conteúdos relacionados à disciplina de legislação tributária. “Todos os semestres são realizados projetos com a finalidade de aproximar os conteúdos da sala com a realidade, tendo o propósito de testar os conhecimentos, fixar conteúdo e para eles terem uma noção de como aquele tema poderá ser cobrado na prova”, frisa Beatriz.