O desejo de se tornar chefe por um dia foi realizado pelos alunos do 3º ano Ensino Integral do Colégio Satc. A atividade de culinária faz parte de uma série de iniciativas que incentivam à alimentação saudável e buscam proporcionar aos estudantes novas experiências com as refeições produzidas no dia a dia. Aprender a cozinhar e colocar a mão na massa foi a segunda ação concluída pela turminha, que já participou de uma palestra com a nutricionista da instituição, Bruna Izidro.

Segundo a professora, Deisi Leandro, o projeto ‘Nossa Culinária’ estava sendo muito aguardado pelos alunos. “Essa foi uma atividade desejada pela turma, pois eles gostam de aprender a cozinhar e se desafiam a experimentar novos sabores. Então, escolhemos em meio a tantas culinárias inserir alimentos saudáveis e coloridos na nossa aula prática”, ressalta.

A nutricionista do Colégio Satc, Bruna Izidro, destaca a importância de os alunos produzirem suas próprias refeições. “Nessa proposta as crianças criam um maior contato com o ambiente da cozinha, com as técnicas dietéticas e habilidades motoras. Visto que, a alimentação é uma necessidade vital para toda a vida”, explica.

O desafio dos estudantes foi de elaborarem a própria refeição com alimentos saudáveis. “Nessa idade muitos se recusam a experimentar novos sabores, novas cores em suas refeições. E compartilhar essa experiência com os colegas fez com que todos montassem o próprio alimento e partilhassem o que mais gostam”, conta Deisi.

Os ingredientes que fizeram parte do sanduíche saudável foram: pão de forma, alface, alfafa, tomate cereja, azeitona e cenoura.

Explorar a variedade de alimentos que se tem acesso garante aos pequenos uma maior amplitude nutricional. “Os estudantes terão contato com toda a gama imensa de nutrientes que existe em cada alimento. E são eles que fazem nossas células executarem melhor suas funções para uma melhor qualidade de vida”, conclui Bruna.