Uma iniciativa dos alunos da terceira fase do curso técnico em Administração do Colégio Satc está unindo empreendedorismo e sustentabilidade. O grupo abriu uma loja online para vender livros usados e, com parte do valor arrecadado, quer comprar mudas de árvores para plantar em Criciúma. O projeto, chamado de Ecobook, já arrecadou em torno de 250 livros.

O desenvolvimento do Ecobook foi de responsabilidade de todos os alunos. Assim, com o apoio dos professores, eles arrecadaram livros, criaram um site de vendas, fizeram a divulgação nas redes sociais, providenciaram brindes, orçaram fretes e estão cuidando de todo o atendimento ao cliente na hora da venda.

Conforme uma das participantes do projeto, a aluna Camille Borges Vieira, foi uma forma encontrada de cuidar do meio ambiente e facilitar o acesso das pessoas à leitura. “Os livros que as pessoas não leem mais, ou vão pro lixo ou ficam na estante. Nosso projeto visa evitar esse desperdício de papel e vender livros por um preço mais acessível”, detalha.

Os livros custam de R$ 5,00 a R$ 50,00. Dos livros arrecadados, todos foram reaproveitados. Aqueles que estavam em situação precária foram reciclados e utilizados para fazer vasos de flor. “Os clientes não estão comprando apenas um livro. Eles estão contribuindo com o meio ambiente e ainda ganham brindes por isso, como um marca-página que elaboramos”, reforça Laura Pugen, também participante do projeto.

Verba para plantação de árvores

O dinheiro arrecadado com a venda dos livros já tem um destino. A primeira parte será utilizada para repor os gastos que os alunos tiveram para criar a loja online, contudo, o restante utilizado para comprar mudas de árvores frutíferas.

Ainda não se sabe onde essas árvores serão plantadas, mas a ideia é que o destino seja no espaço onde está localizada a Fundação da Associação Beneficente Abadeus.

Projeto interdisciplinar

O Ecobook é um projeto que envolve todos os alunos da terceira fase do curso e está sendo desenvolvido de forma interdisciplinar. Participam da iniciativa professores de Logística, Lean Manufacturing, Sustentabilidade, Gerenciamento de Projetos e Empatia.

Para a professora Daniela Scotti, é uma forma de os alunos colocarem em prática aquilo que aprendem na teoria. “Com a criação de uma empresa real, com toda a certeza, eles se tornam mais preparados para lidar com as situações e problemas que podem surgir na profissão”, destaca. Segundo ela, o projeto então possibilita que os alunos tenham contato com o mercado que os aguarda.

O site para conferir os livros e saber mais sobre o projeto é o: ecobookonline.com