Conhecer a história da cidade em que se mora, faz parte de um processo importante de apropriação histórica dos moradores e residentes de cada município. Para que os pequenos estudantes do Colégio Satc conhecessem a origem de Criciúma, foi realizada na tarde da última sexta-feira (13) uma visita para lá de especial na Mina Octávio Fontana. Os alunos dos 2ºs anos tiveram uma aula importante sobre a origem e o vínculo da cidade com o carvão mineral.

O ponto turístico tem grande valor histórico para Criciúma, por conta da identidade e a valorização da cidade. “O objetivo principal da visita foi de conhecer fontes históricas preservadas até os dias de hoje em Criciúma, pois estamos estudando a importância sobre a preservação desses ambientes”, explica a professora, Deisi Leandro.

Para dar início à viagem histórica, os alunos tiveram a experiência de entrar em uma mini locomotiva de verdade. Dentro das galerias, os estudantes passaram por oito estações que narram a religiosidade, as ferramentas, os modos e locais de trabalhos dos mineiros.

Para o trio de amigos da turminha do 2º ano A, Davi Pavei, Benjamin Réus e Vinícius Colonetti, o passeio foi muito divertido. “Eu nunca tinha ido em uma mina e agora a gente aprendeu sobre os trabalhadores do carvão”, conta Vinícius.

Já para Davi, o passeio de trem foi a parte mais legal, pois eles usaram capacete igual os mineiros. “Entramos na mina com um trenzinho e lá dentro tinha um manequim com roupas igual os trabalhadores e tinha muito carvão lá embaixo”, enfatiza.

Além do passei, os alunos puderam conhecer a importância desse local para Criciúma. “A gente aprendeu que antigamente a mineração de carvão era utilizada pra fazer energia”, conclui Benjamin.

Como conhecer a Mina de Visitação

A visita na mina é feita com um guia, onde o passeio tem 300 metros, pode ser a pé, ou em uma mini locomotiva, modelo réplica de 1922, com capacidade para dez passageiros por viagem. O ponto turístico fica localizado na rua Quintino Dal Pont, no bairro Arquimedes Naspolini.

O horário de atendimento é das 14h até às 17h30 na terça-feira. De quarta a domingo, das 9h às 11h30 e das 13h até 17h30. Mas, o agendamento do horário de visita pode ser feito por meio do telefone (48) 3445-8734.