Com o anseio pelo ingresso em um curso de ensino superior, alunos do Colégio Satc completaram o ciclo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O segundo dia de avaliação ocorreu no último domingo (28) e avaliou as áreas do conhecimento ligadas à matemática e ciências da natureza. Com a conclusão das 180 questões objetivas e da redação, os estudantes agora aguardam os gabaritos oficiais, que serão divulgados na próxima quarta-feira (01), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos esperam também a divulgação das notas, que estão sendo previstas para janeiro de 2022, ainda sem confirmação do órgão oficial. 

Para a coordenadora do Ensino Médio e Técnico do Colégio Satc, Adriana Just, o Enem exigiu atenção e muita leitura dos alunos. “As provas de 2021 surpreenderam a todos pelas temáticas abordadas, foram bem diferentes de anos anteriores com questões bem extensas e conteudistas, onde alguns alunos relataram que não concluíram todas as questões”, informa.

Seguindo a análise do primeiro dia de provas, os candidatos precisaram ter maior capacidade de concentração e contextualização, visto que, as questões eram longas e cheias de conteúdo. “Em comparação com as provas anteriores, achei a avaliação desse ano bem focada em algumas temáticas, tinhas alguns gráficos, porém, não achei tão acessível quanto foi divulgado. Na matemática as questões como sempre foram mais lógicas e ciências da natureza foram bem conteudistas, mas agora é só aguardar os resultados”, conta a aluna, Kailane Echamendi Bonfante.

Para a aluna, Leticia Dagostim Venson, que participou do Enem em 2020 como forma preparatória, na edição deste ano, ela pôde se preparar com muito mais motivação, realizando a prova de uma maneira bem mais leve. “Todo o apoio que a Satc ofereceu me confortou nos dois dias de prova, principalmente na parte redacional, que exigiu um conhecimento ampliado perante ao tema de invisibilidade e registro civil. No entanto, acredito que o esforço dedicado no exame trará resultados ainda melhores na edição de 2021”, destaca.

Segundo o aluno, Paulo Henrique Barichello de Bona, o segundo dia do Exame Nacional contou com uma avaliação cansativa, extensa e técnica. “Na prova de ciências da natureza, a parte de biologia foi muito específica, muito técnica, principalmente quando se trata de botânica. Já em química, os polímeros se destacaram, juntamente com a eletroquímica. Na prova de física, a eletrodinâmica foi um destaque. Dentro das 45 questões de matemática, a estatística foi um dos focos, além da clássica lógica com cálculo básico. Porém, algumas questões eram extremamente demoradas, atrasando a resolução da prova”, pontuou.

“O balanço que fazemos é que essa turma do terceirão 2021, que foi uma turma que estudou quase dois anos na pandemia, que foi dedicada, aplicada, que questionava muito e a realização do Enem é o fechamento de mais um ciclo para esses jovens, que logo estarão ingressando no ensino superior”, finaliza Adriana.

O Enem seleciona estudantes para vagas no ensino superior de instituição públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e que também é um dos parâmetros para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).