A educação vem de encontro com a literatura, pois esta forma de aprender está presente em todas as fases do conhecimento dos alunos. Foi pensando em mostrar ainda mais esse universo tão rico de aprendizagem que a Jornada Literária foi realizada nos dias 27 à 29 de outubro no Colégio Satc, em alusão ao dia Nacional do Livro comemorado nesta sexta-feira. Com atividades voltadas para as turmas dos Ensinos Fundamentais Anos Iniciais e Anos Finais e Ensino Médio, os alunos puderam mostrar seus talentos artísticos, literários e expressivos.

O evento encheu os corredores da instituição com exposições de trabalhos, doação de livros e atividades culturais. “Buscamos despertar com o evento, uma visão artística e literária com os nossos alunos que possuem diferentes habilidades. Temos estudantes com talentos de escrita, artísticos e expressivos e com essa ação eles tiveram a oportunidade de mostrarem suas aptidões, mas também conhecerem mais os autores brasileiros da literatura”, pontua a Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Adriana Just.

Com atividades em três dias de evento, os alunos participaram do Desafio das Letras, exposições de trabalhos feitos em sala de aula, Recreio Cultural, contação de histórias, o concurso de poemas Arte & Letras e também estantes com o troca-troca de livros. “Eu gosto muito de ler e ter aqui a nossa disposição livros antigos e de autores brasileiros que não tem tanta divulgação nas livrarias é muito bacana, isso nos dá outra visão desses escritores. Para mim ações como essa poderiam acontecer mais vezes porque foi bem legal ter algo voltado à literatura”, conta a aluna da turma 3002, Luize Zimmermann.

Ações e exposições por todo o colégio

As atividades desenvolvidas pelos pequenos dos Anos Iniciais foram apresentadas em exposições pelo pátio em que eles mesmos ajudaram a montar. “Os alunos estão desde o início do ano produzindo trabalhos de literatura, socioemocionais e de empreendedorismo atrelados a livros de literatura que eles gostam”, destaca a Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Sandra Marcon.

As turmas do 5º ano aprenderam sobre o corpo humano e expuseram em maquetes os diferentes aparelhos e sistemas que o ser humano possui. Já os 4º anos desenvolveram jogos de raciocino lógico a partir de conhecimentos adquiridos nas aulas de matemática.

Os 3º anos produziram uma maquete de usina eólica, destacando a importância do vento e das fontes de energia. As turminhas do 2º ano desenvolveram a partir do livro Zequinha e a Porquinha Poupança, um trabalho destacando a importância de economizar, do planejamento e investimento e produziram cofrinhos de cerâmica.

Já os pequenos do 1º ano fizeram maquetes do sistema solar que foram produzidas em família.