Com uma estrutura de ensino que atende crianças a partir dos três anos até profissionais no mestrado, o Colégio Satc utiliza de suas expertises para criar novas formas de aprendizado. A partir dessa proposta, as turminhas da Educação Infantil puderam participar de uma aula especial, onde se tornaram cientistas por um dia. Com a orientação das professoras do projeto Quimicando Kids do Curso de Engenharia Química da UniSatc, os estudantes puderam participar de atividades práticas que envolveram curiosidade e ludicidade.

Durante a Infância, a aprendizagem acontece por meio das relações em que a criança pode experimentar. Com a proposta, as turminhas puderam ter novas experiências que contribuem para o processo de desenvolvimento de cada um.

“O projeto é estruturado através de atividades práticas e discussões, voltando para o estudo e conhecimento da química. Para então, proporcionar aos pequenos cientistas um ensino simplificado e que ao mesmo tempo os conduza a interpretar os fenômenos que estão ocorrendo nos experimentos que eles estão executando. E também para que possam correlacionar com o cotidiano, com os fenômenos que acontecem na natureza”, explica a professora do Curso de Engenharia Química da UniSatc, Carolina Resmini.

A química colabora na construção do conhecimento, no desenvolvimento de argumentação e aguçando a curiosidade das crianças. “A iniciativa educacional dá a possibilidade de o aluno poder executar de verdade o que aprendeu. Por isso, em todas as atividades a gente sempre enfatiza os nomes das vidrarias e utensílios do laboratório de química que usamos nas práticas, assim como os cuidados com a segurança”, pontua Carolina.

Cientistas das estações do ano

Representando as quatro estações do ano, os alunos da Educação Infantil participaram de atividades envolvendo o nome de suas turmas com a química.

Com o Infantil III, os Guardiões do Verão, o experimento envolveu a movimentação de moléculas e balões. “As crianças fizeram a experiência sobre o calor, sobre o quente e o frio. Então perceberam que ao colocar o balão na água quente ele enche sozinho e quando o balão estava na água fria ele não enchia. Então a gente fez toda uma reflexão sobre o calor, falamos sobre o verão, o sol e tudo mais. Foi uma experiência muito incrível, porque eles se sentiram cientistas de verdade”, destaca a professora do Infantil III, Maria Tereza de Medeiros.

As turmas do Infantil IV, Guardiões da Primavera e o Infantil V-2, os Guardiões do Outono, fizeram experimentos com líquidos mágicos, que mudavam de cor e mostravam as cores das flores e folhas de suas estações.

“A gente revelou as cores do outono, usei o tubo de ensaio para pingar umas gotinhas com as cores. Daí a primeira que apareceu foi verde, depois amarelo, vermelho e marrom. Foi muito divertido ser cientista, porque usamos luva, jaleco e até ganhamos um adesivo de cientistas”, conta a aluna dos Guardiões do Outono, Laura Izidoro.

Já os Guardiões do Inverno, Infantil V-1, a atividade envolveu o experimento da tempestade de neve arco-íris, no qual as crianças misturaram água, óleo e corante, e utilizaram uma “pedra mágica” para fazer borbulhar a “neve” nos diferentes recipientes.

Acompanharam a atividade a professora do curso de Engenharia Química, Carolina Resmini Melo Marques e a Coordenadora da Engenharia Química, Aline Resmini Melo. Bem como, a Laboratorista, Ana Paula Gonçalves Dagostim e a Estagiária da Engenharia Química, Náthaly Strege Behenck Coelho.