* Por: Louise Müller

Faltando menos de um mês para o maior período de vendas de chocolate no Brasil, a alta dos preços de doces chama atenção dos consumidores. Um dos motivos pode estar relacionado à queda de produção do cacau durante a pandemia, que fez os preços dos tradicionais ovos de Páscoa aumentarem. Mas mesmo com a alta dos valores, a expectativa é que as vendas aumentem em 2022. 

O cacau é a base da matéria prima do chocolate, e é comumente cultivado em países com características de clima quente, o que favorece o cultivo na região nordeste do Brasil. Quando há problemas com baixa produção, peste na lavoura, por exemplo, passa a encarecer o valor.

Segundo a especialista em gerência financeira, Carolina Biz, o aumento na matéria prima influencia diretamente no preço final dos produtos. ‘’O aumento da demanda, e essa escassez faz com que o doce fique mais caro para os consumidores”, afirmou a economista. 

 A queda da produção de cacau na pandemia está refletindo no aumento da demanda deste ano. “O aumento da matéria prima tem sido uma grande dificuldade no ramo da confeitaria. Não digo que foi algo que fez diminuir nossas vendas, mas algumas vezes se torna complicado explicar para os clientes o porquê de estarmos aumentando R$ 10 de uma vez só em um produto”, afirmou a empresária do ramo da confeitaria, Luana Alves.

Mesmo com o aumento nos preços, o setor de chocolates espera uma alta de 5% nas vendas de doces em relação ao ano anterior. A expectativa se dá por conta da retomada de encontros e reuniões familiares que influenciam na compra de presentes. 

“Observa-se uma mudança de consumo em relação a escolha de presentes. A busca é alta por cestas personalizadas, barras de chocolate, brinquedos e até mesmo peixes e azeites de oliva”, destacou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Tiago Marangoni.

Apesar da expectativa de vendas para este ano ser alta, o ovo de chocolate não é a primeira opção. Muitos consumidores estão buscando outros meios de manter a tradição do chocolate sem utilizar o ovo como principal item. 

“Provavelmente a Páscoa seguirá com uma lembrança através de outros artigos, como guloseimas e até um brinquedo. Considerando o preço atual dos ovos, acredito que a tradição irá permanecer, mas através de uma forma diferente, com outros tipos de lembranças, o que talvez traga o lado religioso mais a frente”, ressaltou a advogada e consumidora, Amanda Dorigan.

Ovo bentô é a aposta do momento

A ideia de usar a criatividade em um produto totalmente personalizável está sendo muito aderida em vários meios, inclusive na confeitaria com sua nova tendência: o bentô cake. De origem oriental, o minibolo recebido em uma simples embalagem de marmitex guarda uma surpresa personalizada com memes, piadas ou frases de efeitos. 

A empresária do ramo, Luana Alves, resolveu investir na novidade. ‘’Antes de começarem as vendas de Páscoa, o bentô cake já estava estourado de uma forma absurda. Aqui na confeitaria chegamos a fazer 60 a 70 unidades do bolinho por semana, e transferir ele para o ovo, foi uma reação em cadeia das procuras dos clientes’’, afirmou a confeiteira. 

A fofura dos bolos chama atenção do público brasileiro, mas já era conhecido no oriente. O doce traz facilidade de mobilidade além da personalidade. “A ideia do ovo bentô se dá como algo instantâneo. Isso é muito comum na confeitaria, pegar algo que está em alta, e transformar em algo que vai ser desejo dos clientes. Afinal, é disso que vive o ramo, de inovação”, contou Luana.