Com a chegada das férias, muitas famílias costumam passar o dia na praia, principalmente em tempos de calor, quando é possível tomar banho de mar. Mas, durante esse banho, é necessário ter muita atenção para que nenhum acidente aconteça. Principalmente os afogamentos.

Pensando nas pessoas que costumam ir à praia, os guarda-vidas passaram a sinalizar a balneabilidade das praias por meio de bandeiras coloridas, cada uma com um significado, colocadas na beira mar.

Conforme subcomandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, órgão que forma os guarda-vidas civis voluntários, presentes na praia do extremo sul catarinense, major Henrique Piovezam da Silveira, é importante atenção. Ele explicou os significados da bandeira, entre outros cuidados que devem ser tomados durante as visitas ao mar.

“A bandeira vermelha sinaliza locais em que há alto risco de afogamento. A amarela indica risco moderado de afogamento, então orientamos uma maior atenção dos banhistas. A verde mostra quando é seguro tomar banho, e a lilás sinaliza a presença de água vivas. Também usamos bandeiras próximas à água que orientam sobre locais perigosos, como correntes de retorno, por exemplo”, destacou.

Atenção é importante para evitar afogamentos

O major ainda falou sobre outros cuidados que os banhistas devem adotar durante as visitas ao mar, já que é necessário saber como evitar esse tipo de acidente.

“Não se deve ingerir álcool e entrar na água, já que os reflexos da pessoa ficam alterados. Sempre indicamos que as pessoas tomem banho próximos aos postos ativos, assim, se acontecer alguma emergência eles têm a quem pedir orientação e socorro a uma eventual vítima de afogamento”, completou.

Conforme contou o oficial, nesta temporada as praias estarão guarnecidas com 75 postos guarda-vidas, ativos durante toda a semana, até o final do carnaval. Após a alta temporada, os guarda-vidas diminuirão os dias de serviço gradativamente. Em casos de emergência deve-se ligar para o telefone 193.