Trabalhos que se propõem a solucionar problemas das indústrias. Os acadêmicos da 8ª fase do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc trouxeram algumas dessas soluções para a empresa Canguru Embalagens. A aula especial foi realizada na noite desta quinta-feira, em formato online.
Antes disso, a turma visitou a empresa para conhecer o processo de produção e entender melhor onde estavam algumas dores. Uma situação foi o processo de embalagem de caixas, que, em determinado ponto, é feito manualmente.
O desafio proposto para os acadêmicos foi criar uma solução robotizada para sanar o problema. Com a utilização do software ‘Kuka’, e realizando simulações, os alunos puderam criar um robô que faria o processo de forma programada. Além da simulação, eles também fizeram o levantamento de investimentos.
Participaram da aula especial a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Canguru Embalagens, composta por Vanessa Macarini e Felippe Almeida, e o responsável pelo Marketing, Taylor Lompa. Eles fizeram perguntas e tiraram dúvidas com os acadêmicos.
“Agradecemos à empresa, que abriu suas portas, apresentou os processos e permitiu que nossos acadêmicos pudessem iniciar esse trabalho de extensão universitária. E eles se superaram, trazendo boas ideias. Agora, caberá à empresa avaliar se são viáveis e atrativas comercialmente”, informou o professor João Mota Neto.