Estudantes do curso de Engenharia de Minas da Faculdade Satc participaram o IV Blasting Day, realizado nesta sexta-feira (9), em Porto Alegre (RS). O evento mobiliza profissionais e acadêmicos da área em torno de palestras e discussões especializadas. Temas como otimização de desmonte, mine-to-mill, iniciação eletrônica, túneis e trincheiras, desmonte subterrâneo foram debatidos.
Participaram do evento os acadêmicos Saiane André Miranda, Julia Barbo Roldão, Caio Ishisu Wiehe e Robson Chiminski Silveira. O IV Blasting Day é ligado ao International Society of Explosive Engineers (ISEE, na tradução Associação Internacional de Engenharia de Explosivos) e realizado no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Conforme o professor André Smaniotto, coordenador de Engenharia de Minas da Satc, a participação dos estudantes demonstra o interesse em conhecer a área de abrangência do profissional da mineração.
“O mundo atual e o mundo futuro que está por vir, é totalmente dependente da extração de minérios, minerais industriais, águas minerais e hidrocarbonetos, atividade que não deve ser rotulada como inimiga do meio ambiente. Nossa tarefa é desmitificar essa imagem, provando, através da formação de profissionais comprometidos com as melhores práticas e atitudes positivas, que a mineração e o progresso da humanidade podem se desenvolver em harmonia com a natureza”, ressaltou Smaniotto.