Acadêmicos das Engenharias Elétrica, Mecânica e Química testaram seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Na edição de 2023, os alunos do Centro Universitário UniSatc que estão em fase de conclusão da graduação responderam a avaliação, que contou com 35 questões, sendo cinco discursivas e 30 objetivas.

Durante ano, a UniSatc realiza várias atividades que envolvem a prova e na semana que antecedeu o exame, as ações se intensificaram como forma de apoio aos alunos. 

“Promovemos aulões sobre temáticas que envolvem o Enade. Os acadêmicos estudaram sobre atualidades, porque a prova contém questões de formação geral e de componente específico. Realizamos aula de interpretação de gráficos e também sobre temas específicos de cada curso. E pra finalizar, tivemos uma confraternização como forma de apoio aos alunos, já que essa prova reflete na formação e no conceito do curso em que estarão se formando”, relata a coordenadora de Avaliação Institucional da UniSatc, Kelli Savi.

A participação dos estudantes e o suporte pedagógico da instituição refletem no desempenho da instituição nas provas. “O exame avalia o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares. Então a nota do Enade representa a qualidade do nosso ensino, que tem como foco o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação técnica e profissional dos nossos acadêmicos”, enfatiza Kelli.

O resultado da prova será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2024 contendo as notas dos cursos, que são distribuídas de um a cinco.