A formação acadêmica envolve o desenvolvimento de técnicas, habilidades e conhecimentos especializados. Mas para além disso, o Curso de Design do Centro Universitário UniSatc faz com que os estudantes apliquem de forma prática os aprendizados e vivencias das aulas. Com isso, a partir do projeto integrador de extensão, os acadêmicos da 4ª fase produziram e ilustraram livros para as crianças e adolescentes da Associação Beneficente Nossa Casa, que foram os responsáveis pela escrita das histórias, que se tornaram uma coletânea de cinco edições especiais.

Dentro das competências de três disciplinas, Editoração Eletrônica do professor Elton Luiz Gonçalves, Projeto Gráfico Editorial da professora Manoela Zabotti e IlustraçãoDigital do professor Eduardo Evangelista, os livros foram diagramados e ilustrados de acordo com cada história que as crianças escreveram. “Para a formação, o projeto além da grandiosidade de ter um resultado tão lindo, que foram os livros, para os acadêmicos acaba desenvolvendo a empatia, a responsabilidade social trabalhando com as historinhas dessas crianças que estão acolhidas. É muito importante hoje em dia para os futuros profissionais esse desenvolvimento de criatividade e inovação, para até mesmo criar algumas dessas histórias que foram mais difíceis de ilustrar”, conta a coordenadora do curso de Design da UniSatc, Solange Bianchini.

O contato com diferentes narrativas fez com o trabalho final tivesse autenticidade e originalidade. “Foi muito bom fazer esse projeto pelo fato de a gente ter um livro físico, a sensação de ver um produto nosso pronto assim e ainda mais poder entregar para quem fez parte. O dia que a gente foi entregar para as crianças o livro das suas histórias foi muito especial”, relata a acadêmica de Design da UniSatc, Tainá Venâncio.

Mas para além de todas as aprendizagens que a gradação pode entregar, o crescimento humano de futuros profissionais é um valor que a UniSatc leva em seus propósitos. “Para mim estar lá com as crianças, ver as reações de que gostaram, fez todo o projeto fazer sentido. Foi muito legal ver que, através do nosso trabalho aqueles meninos e meninas se sentiram vistos e ouvidos. Ficaram muito felizes de ver que alguém prestou atenção no que eles tinham para dizer, isso é gratificante. Essa é uma vivência que faz com que a gente seja bem sucedida no nosso trabalho, na nossa carreira, porque quando fazemos algo que impacta a vida de alguém positivamente é um dos sinais de que o que fizemos é bom”, enfatiza Tainá.

Livros com propósito

A entrega dos livros aconteceu com a participação das crianças da Nossa Casa e dos acadêmicos, onde foram presenteados com cinco edições das histórias e um box especial.

“Organizamos com o presidente da Nossa Casa a entrega que foi linda, onde as crianças estavam presentes e a nossa turma que desenvolveu. As crianças identificaram as suas histórias, foi uma noite bem especial, que com certeza marcou a vida de todos os envolvidos”, finaliza a coordenadora.