Os alunos que estão cursando a disciplina de Projeto Final de Curso 1 (PFC) da UniSatc e optaram pelo trabalho de conclusão de curso (TCC) estão fazendo a apresentação final dos trabalhos. Em formato de pôster, cada acadêmico pode trazer um pouco de seus estudos e leituras ao longo do semestre.

Durante a semana, a mostra está sendo realizada em vários espaços da UniSatc. São momentos de formação que permitem a troca de experiência entre os estudantes e a apresentação do conhecimento adquirido.

“Eles estão apresentando soluções inovadoras que podem atender a sociedade a partir das ideias que surgiram nos TCCs. A metodologia aplicada na UniSatc promove uma visão empreendedora e possibilita aos acadêmicos a aplicação dos conhecimentos para resolver problemas reais”, afirmou o professor Richard de Medeiros Castro.

Esse alinhamento está presente no trabalho da acadêmica de Engenharia Mecânica Nathiely Colombo Machado. Atuando como analista de projetos na empresa INMES ela percebeu que um processo poderia ser melhorado. “Até agora, com a base de estudos, pude perceber o que há de problemas. No TCC2 quero apresentar a melhoria”, comentou Nathiely.

Ao todo, mais de 90 estudantes, das áreas de Engenharias e Comunicação, estão apresentando seus pôsteres. A escolha pelo tema foi fundamental para Weslei Ferreira, acadêmico de Design. Ele está trazendo o “Redesign de Bibendum, o homem Michelin”, com toda a evolução do boneco que é marca registrada da empresa. “Entender todo o processo que envolveu foi muito importante. Sempre gostei de desenhar, mas o estudo permitiu ampliar isso, compreender melhor como é feito”, ressaltou.

A movimentação foi intensa na noite de apresentação dos trabalhos que envolveram os alunos da Comunicação. Cada pôster foi detalhado pelo acadêmico para a professora avaliadora Claudia Nandi Formentin.

“As apresentações foram bem positivas porque eles demonstraram um conhecimento do tema de estudo. O TCC1 é o pontapé para que eles tenham uma base bem consolidada de leitura, pesquisa e produção textual. Isso será fundamental para as análises que serão feitas no próximo semestre”, destacou Claudia.