Os acadêmicos da sétima fase do curso de Administração do Centro Universitário UniSatc, apresentaram o Projeto Extensionista para duas empresas do grupo Librelato. A ação fez parte da disciplina Positiong e foi desenvolvida com o objetivo de propor ideias sobre posicionamento de mercado. 

As duas empresas envolvidas com o projeto foram a Librepar, que vende peças para reposição de quem já trabalha com a Librelato, e a Sigaway, uma startup que entrega dados para gestores de frotas e caminhoneiros. A partir da análise das duas spin-offs, os acadêmicos foram divididos em grupos e iniciaram as propostas.

A atividade teve três etapas, sendo a última uma banca com um representante de cada empresa, para os quais os estudantes apresentaram suas ideias.  

“As equipes mostraram para as empresas oportunidades de crescimento e segmentação no mercado e o resultado final foi o impacto da visão de médio e longo prazo que ambas estarão trabalhando. Ao final, eles receberam todo projeto por meio dos próprios alunos”, explicou o professor responsável pela iniciativa, Hyan Dias.

As apresentações ocorreram no Cobusiness do Centro Técnológico da Satc (CTSatc). Segundo o professor, as equipes fizeram todo o processo a partir de metodologias de storytelling com técnicas utilizadas para engajar melhor quem está assistindo e também com o conceito de data driven, trazendo dados para justificar suas decisões e posições referentes as oportunidades que eles queriam gerar para as duas empresas. 

“Eles tiveram um grande desafio onde trabalharam habilidades técnicas e comportamentais e ao mesmo tempo pensar na data da entrega de cada etapa. Eu fiquei muito orgulhoso por cada projeto apresentado. Nós conseguimos preparar os acadêmicos para serem profissionais cada vez mais capacitados, podendo se adaptar a exigências, resolvendo problemas e entendendo as mudanças de comportamento dentro de uma empresa”, ressaltou o professor. 

Ainda de acordo com o professor, a iniciativa é de suma importância para o desenvolvimento dos acadêmicos como profissionais no mercado. Além de, beneficiar também as empresas, mostrando os talentos dos estudantes para futuras contratações.