Diferente da Matemática, que não muda em sua essência, a didática de um professor é mutável, desafiada constantemente a se atualizar. É dessa maneira que o professor José Salvador vê a dinâmica de sua atividade. Na UniSatc desde 2006, apresenta um pouco das vivências da vida profissional e faz com que a disciplina de resistência de materiais se desenrole de uma forma mais simplificada para os acadêmicos. 

Parte dessa didática vem da indústria, da formação como engenheiro civil, mas também de especializações em Matemática, Filosofia e Didática. “A essência da Matemática não muda, o fundamento é o mesmo. Mas, hoje, a aula é diferente porque o aluno é mais participativo, a interação é maior”, afirma Salvador.  

Desde 2006, o professor atua nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. A disciplina resistência de materiais contribui para formar fundamentos que serão importantes e vão auxiliar na compreensão de outras disciplinas. “Ao mesmo tempo em que é complicada, também é prática, o que possibilita essa discussão por meio de problemas reais”, explica. 

Por 30 anos ele passou observando e projetando estruturas na construção civil e hoje utiliza esses conhecimentos para levar as discussões para a sala de aula. “Os exemplos que apresentamos na aula contribuem para que o aluno consiga visualizar melhor”, ressalta.  

Valorizar a educação 

A essência de uma sociedade melhor passa, sobretudo, pela educação. Para o professor Salvador o hábito do estudo deve começar cedo e ser incentivado pelos pais. “Se o pai, a mãe, não acredita no filho, não incentiva, como ele vai aprender? Ah, mas ele não gosta de ler, mas você incentiva? Você lê com ele? Pais e professores podem dar exemplo”, pondera o educador.