Acadêmicos da quarta fase de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário UniSatc vão criar estratégias de marketing para startups reais. O projeto, desenvolvido na disciplina de Maketing Digital, será realizado até o fim do semestre em parceria com a incubadora de startups da Satc, Colearning. A ideia é que, ao final do projeto, as empresas possam colocar em prática as ideias dos alunos para alavancarem seus negócios.
No total, cinco startups estão participando do projeto. Os alunos foram divididos em grupos, e cada equipe ficou responsável por uma empresa. Segundo o professor Hyan Dias, a ideia é que as equipes trabalhem como se estivem em uma agência, para que já tenham a experiência de como é no mercado de trabalho. “É um experimento prático para que os estudantes se desafiem e coloquem em prática o conhecimento adquirido durante as aulas”, comentou.
Os acadêmicos serão responsáveis por todas as etapas da criação de uma campanha de marketing. Para isso, eles já se encontraram com as startups, assistiram ao pitch de cada uma e coletaram as informações necessárias. “O primeiro passo foi eles entenderem a área de atuação das startups, o público-alvo, segmentação de mercado… Agora, com base nessas informações, vão poder experimentar diferentes estratégias de Inbound Marketing”, explicou o professor.
Para colocar em prática essas estratégias, cada grupo recebeu o valor de R$ 120. Os resultados serão apresentados em uma banca no final do semestre e o grupo que receber a melhor avaliação receberá também uma premiação.
Para as empresas, o projeto pode auxiliar na captação de clientes e fortalecimento de marca. “Foram selecionadas cinco startups que já estão em uma fase de negócio mais avançada e que agora precisam de estratégias para crescer no mercado. Como são empresas em desenvolvimento, muitas delas estão em fase de contratação de novos colaboradores, e pode ser também uma boa oportunidade para os alunos que se destacarem”, destacou a host do Colearning Satc, Carol Paris.