A Engenharia de Minas é focada na prospecção (busca de jazidas), lavra (extração), separação e concentração de recursos minerais. O profissional deve extrair recursos essenciais à humanidade, pensando sempre em questões ambientais.

Confira 6 coisas que você precisa saber sobre o curso de Engenharia de Minas:

1. É o curso mais novo da Satc:  o curso de Engenharia de Minas teve início em 2016.

2. Mineração não é só carvão: ao contrário do que muitos pensam por estar localizado numa região de carvão mineral, nem só desta lavra vive a mineração. A atividade é processo de extração de minerais, como por exemplo o quartzo, ferro e diamante. “Nosso objetivo aqui na Satc não é só formar profissionais no carvão. Aqui o profissional aprende a trabalhar na mina, pedreira de granito e incentivamos também o empreendedorismo”, explica o coordenador do curso de Engenharia de Minas, André Luiz Amorim Smaniotto.

3. Poucos lugares: a Satc é a única faculdade em Santa Catarina a ofertar o curso de Engenharia de Minas. É também uma das duas únicas da Região Sul do Brasil. “Muitos profissionais vinham de outros estados para trabalhar aqui. Na região já houve entre 40 e 50 engenheiros de minas. Este curso deveria ter sido aberto há muito tempo”, conta o coordenador.

4. Engenheiro de minas não é geólogo: apesar de trabalharem juntos muitas vezes, o engenheiro de minas e o geólogo exercem papéis diferentes. De acordo com o Guia do Estudante, o geólogo estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre, já o engenheiro de minas faz a parte de pesquisa, prospecção, extração e aproveitamento dos recursos minerais. “O geólogo identifica onde tem o depósito mineral, que só vai virar mina se for viável. O engenheiro implanta a mina e é responsável pelo desenvolvimento e operação”, esclarece Smaniotto.

5. Mineração no nosso cotidiano: a mineração está em (quase) tudo que nos rodeia, exceto os produtos agrícolas. Está presente desde lentes de contato a aviões.

6. Museu de Mineralogia: a Satc pretende desenvolver um Museu de Mineralogia com uma coleção de mais de mil pedras, que serão classificadas por acadêmicos do curso.