Em ano de eleição, artistas como Anitta e Marina Sena se mobilizaram para que a população de 16 a 17 anos façam o título de eleitor. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em fevereiro de 2022, apenas 10% dos jovens da faixa etária que não há obrigatoriedade do voto, se inscreveram para votar, sendo a menor porcentagem desde 1992.

Entre os dias 14 e 18 de março, o TSE realizou a Semana do Jovem Eleitor, onde houve uma mobilização para levantar a hashtag #RolêDasEleições. Cerca de 100 mil jovens solicitaram o documento no período. Os estados com maior número de inscritos foram São Paulo, Minas Gerais e Rondônia. Santa Catarina registrou 3.086 novas emissões.

De acordo com o TSE, até o dia 21 de março deste ano, 854.685 jovens de 15 a 18 anos já haviam solicitado a emissão do primeiro título eleitoral (TE).

Esse número corresponde a quase dois terços do total de jovens que se alistaram para votar nas Eleições Municipais de 2020 e sinaliza uma quebra na tendência de queda nos números de eleitores nessa faixa etária que vinha se registrando na última década.

Artistas se mobilizam para as eleições 2022

A cantora Anitta foi quem começou o movimento para a emissão do título eleitoral, publicando diversos posts em sua conta do Twitter. Em uma de suas publicações, a cantora chega a dizer que para os fãs tirarem fotos com ela, seria necessário apresentar o título de eleitor.

Outros artistas brasileiros estão manifestando-se para que os adolescentes façam o documento. Fazendo publicações nas redes sociais e até mesmo em suas apresentações artísticas. Onde a cantora Marina Sena no meio de seu show pediu para os jovens fazerem o título.

“Quem ainda não renovou título, quem mudou de cidade, renova o título. Eu já renovei o meu. E aí quem ainda não tirou o título, tira. Vamos votar que é o único jeito mínimo da gente conseguir mudar alguma coisa”, afirmou Marina Sena em apresentação no dia 27 de março. “A gente precisa tirar e ir lá votar, bora votar que nós temos que mudar isso aí, é a única maneira de mudar.” ressaltou.

E como fazer o título de eleitor?

O prazo final para a emissão do título eleitoral é 4 de maio. O documento é obrigatório a partir de 18 anos, mas os jovens a partir de 16 anos já podem votar caso desejem e pode ser obtido na internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo sistema Título Net.

A inscrição exige o preenchimento de um formulário e o envio de fotos dos documentos e de uma selfie. Também é possível baixar o aplicativo e-Título, que pode ser apresentado com um documento de identificação com foto na hora de votar.

Quais os cargos públicos estão concorrendo nessa eleição?

As eleições gerais no Brasil em 2022 estão agendadas para o dia 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno, onde houver. Nesses dias, serão eleitos o presidente, o vice-presidente e o Congresso Nacional.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) esclarece que o cadastramento biométrico, procedimento de coleta das digitais para identificação do eleitor ou eleitora no dia da eleição, permanece suspenso no estado, assim como em todo país, como forma de prevenção ao contágio da Covid-19. Portanto não estará proibido de votar quem ainda não fez o cadastramento da biometria junto ao TRE-SC, ou seja, a ausência do procedimento não impedirá o exercício do voto em outubro.

Por: Roberta Martins