Um estudo realizado pelo laboratório Genera em 2023, aponta que 51% dos brasileiros podem desenvolver intolerância à lactose. A doença é causada quando o organismo é incapaz de digerir a lactose, que é um açúcar. Mas você sabia que também existe uma alergia ao leite? Essa doença ocorre quando o sistema imune detecta as proteínas do leite como algo prejudicial à saúde.

“A intolerância à lactose acontece por falta de enzima suficiente para digerir a lactose, que é um açúcar. Já a alergia ao leite, se deve por uma reação do sistema imune quando identifica as proteínas do leite, que são a caseína ou beta-globulina como algo nocivo para o organismo”, explica a médica gastroenterologista, Mayra Walczewski.

A alergia ao leite está mais presente em crianças e seus sintomas podem ser coceiras e até rinite. “A enfermidade ocorre mais em bebes, em geral até os dois anos de idade. Mas na questão de sintomas, enquanto a intolerância à lactose, causa mais problemas intestinais, como dor e cólicas, na alergia ao leite, os sintomas digestivos são mais raros. No geral, podem ocorrem manifestações na pele como urticária e coceira, além causar rinite, olhos marejados, chiado no peito e até choque anafilático, em casos mais sérios”, alerta a médica.

A doença também pode ter impactos na parte respiratória. “É uma reação, muitas vezes dependente da imunoglobina E, que é um anticorpo produzido pelo sistema imunológico para combater substâncias que causam alergias. Por esse motivo, traz uma maior sensibilidade a diversos alérgenos, assim, pode acontecer sintomas respiratórios. Mas ainda não há uma evidência de relação entre a proteína do leite e a ocorrência ou piora de casos como asma”, informa Mayra.

Alimentos que podem ser inseridos na sua dieta

Diversos alimentos podem ser utilizados no lugar do leite no consumo diário. “Leites vegetais como o de amêndoas, o de coco, o de aveia e o de arroz, são ótimas opções para serem usados em receitas e bebidas”, informa o nutricionista, Gustavo Jorge.

Quanto a alguns derivados, como manteiga e queijo, boas opções para substituí-los são, azeite de oliva e castanhas processadas, respectivamente. “No lugar deles, podem ser utilizados também pasta de amendoim e óleo de coco, para a manteiga, tofu temperado e queijos veganos e para substituir iogurtes, podem ser usadas suas versões vegetais, como feitos com leite de coco, amêndoas e soja”, aponta o nutricionista.

Foto/Você sabe quais são os sintomas da alergia ao leite?