Aqui em Criciúma o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) é conhecido por Estação Cidadania. O espaço oferece oficinas gratuitas para crianças e adultos e é administrado pela Afasc. Instalado no bairro Progresso, conta com biblioteca com mais de 2000 livros para a comunidade, possui uma sala de multiuso e de teatro, pista de skate, quadra de futebol, pista de caminhada e playground.

De acordo com a coordenadora do CEU, Sandra Regina Pereira, as crianças podem participar de aulas de informática, balé, oficina de artes, teatro, música, esportes de jiu-jitsu, karatê, futsal, skate, xadrez, funcional além do reforço escolar. Já para os adultos há aulas de informática, futsal, funcional, artes marciais e o Clube de Mães. O Centro funciona com a ajuda de oito colaboradores e atende, em média, 500 crianças por mês.

“As crianças costumam fazer um revezamento. Primeiramente as aulas do ensino básico, depois CRAS e LBV, e por fim vêm para a Estação Cidadania. Isso é um ouro na mão dessa comunidade toda aqui ao redor, porque é um espaço que, além de ter lazer, tem o aprendizado”, ressalta a coordenadora. Segundo ela, muitas famílias não têm condições de pagar por aulas extras, de reforço, e conseguem esse apoio gratuitamente no CEU.

A Estação Cidadania funciona, tanto para adultos quanto para as crianças, a partir das 16h. O período matutino fica reservado para a limpeza e organização. Já o atendimento para a realização das matrículas começa às 13h.

Mas de onde veio essa ideia?

Inicialmente era conhecido por Praças do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o projeto que foi elaborado pelo Ministério da Cultura junto ao Ministério dos Esportes em 2010. Ele visava oferecer aos cidadãos brasileiros atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. Posteriormente passou a se chamar Praças do Esporte e da Cultura (PEC), e em 2013 foi rebatizado de Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). Em 2023, oficialmente, pela Portaria MinC Nº 54, de 18 de agosto de 2023, CEUs das artes.

É desenvolvido com os recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e implantado nos estados, no distrito federal, e nos municípios brasileiros. Além do objetivo ser ofertar serviços de arte, cultura, esportes e cidadania, o projeto tem a prioridade de ser implantado em territórios vulneráveis.

Qual é a regra para um município obter o CEUs do Estado?

Os municípios têm que ter territórios enquadrados no estudo sobre arranjos de Tipologias Intraurbanas mais precárias (IBGE, 2017); Têm que ser integrantes das regiões prioritárias conforme Índice Territorial dos Comitês de Cultura (Portaria MinC n° 64, de 28 de setembro de 2023), com população superior a 30 mil habitantes. Em Santa Catarina, segundo os dados da Casa Civil encontrados no site www.gov.br, o estado possuí 36 unidades com a implantação do CEUs.

Texto: Iberê Fraga, acadêmico de Jornalismo Unisatc.