A Satc recebeu a visita de Agnes Maria de Aragão da Costa, diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para conhecer a escola, o Centro Tecnológico e os projetos financiados pela agência. A iniciativa teve como objetivo verificar a aplicação de recursos destinados a pesquisa e desenvolvimento, além de promover o diálogo sobre transição energética.
“É um privilégio vir conhecer pessoalmente onde estão sendo colocadas as verbas e ver que elas estão sendo bem utilizadas. No fundo, estamos gerando conhecimento e inovação aqui em Santa Catarina”, afirmou Agnes durante sua visita.
A agenda incluiu palestras para alunos do curso de Engenharia Elétrica, visitas aos laboratórios e discussões sobre a cadeia produtiva da energia. Para Fernando Luiz Zancan, presidente da Associação Brasileira de Carbono Sustentável (ABCS) e diretor executivo da Satc, a visita reforça a importância do trabalho desenvolvido na instituição.
“O objetivo foi conhecer o trabalho realizado na área de ciência e tecnologia, ver in loco como é aplicado o dinheiro dos projetos e mostrar o que está sendo feito para reinventar a cadeia produtiva”, destacou.
André Tavares, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, ressaltou o impacto educativo do encontro. “Receber representantes do setor elétrico auxilia os alunos a entenderem a importância da energia no Brasil. A transição energética é um tema multidisciplinar que abre oportunidades em áreas como instalação de equipamentos, desenvolvimento de software e mecânica, além de abordar a eletrificação e digitalização do setor”, explicou.
A visita também fortaleceu os laços entre a Satc e a ANEEL, destacando a relevância das iniciativas voltadas à inovação, ao mercado de trabalho no setor energético e ao plano de Transição Energética Justa do Sul.






