A participação de pais e mães na vida escolar dos filhos tem impacto direto do crescimento intelectual e cognitivo, seja na infância ou no início da carreira profissional. O vínculo entre escola e família fortalece o desenvolvimento de crianças e jovens no Colégio Satc, visto que, a instituição busca oportunizar encontros e discussões que contribuem para o melhor desempenho dos alunos. Por isso, será realizada a 2ª edição do projeto ‘Conexão Família’ na próxima quinta-feira (15), com um bate-papo sobre a formação de laços para a saúde mental dos estudantes. O encontro ocorre a partir das 19h15 no auditório V (Prédio 24).
Com o tema “A Tríade do Sucesso: Fortalecendo Laços entre Escola, Família e Alunos, os pais poderão ter um panorama do que os filhos compreendem por construção de laços. “A iniciativa faz parte do nosso projeto de desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, onde será abordado aqui o que estudantes compartilharam no retorno das férias sobre a formação de laços e vínculos. Nós enquanto intuição entendemos que quando a família e a escola caminham juntas, o sucesso do aluno é melhor e este o entendimento não é a Satc que explica, é neurociência, é a lei sistêmica de que você trabalha junto, você cresce junto”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Marcon.
O encontro será conduzido pela psicóloga do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Giovana Madeira Laureano Silvestri, que abordará a importância de fortalecer os laços para a saúde mental dos alunos. “A aproximação entre a escola e a família gera benefícios para o melhor desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Faz com que se sintam mais seguros, melhora a autoestima, o senso de pertencimento e a validação de seus sentimentos”, pontua Giovana.
Conexão escola e família
Além de promover o acompanhamento próximo dos pais na rotina escolar das crianças e jovens, a instituição trabalha as competências emocionais na disciplina de Pilares para a vida.
“Para que tenhamos um bom êxito dos alunos no seu crescimento individual, fazemos nosso papel a partir das aulas de Pilares para a vida, com o desenvolvimento de competências e o fortalecimento de laços entre os colegas de uma sala de aula, para evitar bullying e algum tipo de preconceito. Também fortalecer os vínculos entre os alunos e professores, para que haja uma conexão entre eles e ambos aprendam um com o outro”, destaca a coordenadora.
O bate-papo será direcionado para todas os níveis de ensino, da Educação Infantil, Fundamental, Médio e Técnico. “O bom relacionamento entre escola e família serve de exemplo e possibilita também a desenvolver nos alunos as habilidades socioemocionais, tão importantes como o trabalho em equipe, comunicação e empatia”, finaliza a psicóloga.