Os fones de ouvido, quando usados de maneira errada, podem causar perda auditiva. O que costuma ocorrer é, escutar músicas em um volume acima do recomendado todos os dias durante muitas horas. Mas os sintomas da perda de audição não ocorrem de um dia para o outro ou de um mês para outro. É uma consequência vinda após anos usufruindo de maneira incorreta os fones. 

“Esse tipo de perda auditiva ocorre em uma parte do ouvido relacionada as frequências mais agudas, então o paciente não percebe. Neste caso pode até ocorrer a perda da audição, mas não nos procuram porque não sabem que está acontecendo”, explica o médico especialista em otorrinolaringologia Adriano Locks. 

De acordo com Locks, não há uma quantidade limitada de horas que podemos usar o fone de ouvido por dia. Entretanto quando passa do volume recomendado de 85 decibéis pode causar alterações na audição. A perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR) é um problema mais comum em trabalhadores de indústrias expostos à ruídos sem uso de proteção. Porém as chances de se tornarem normais, para as futuras gerações, são grandes. 

Atualmente o uso dos fones de ouvido entre os jovens tem se tornado cada vez mais frequente. O estudante Gabriel Ávila Nunes, 21 anos, usa os fones de ouvido em média 3 ou 4 horas ao dia no volume máximo.

“Usar os fones de ouvido em um volume alto me ajuda a concentrar, pois abafa o barulho que vem de fora. Também me ajuda porque eu ouço melhor a melodia da música, que dita muito meu dia, por exemplo se for uma música animada eu coloco no volume máximo e me deixa mais animado também”, conta Gabriel. 

Uso dos fones é comum entre os jovens

A reportagem ouviu 50 pessoas com idade entre 15 e 36 anos em relação ao uso dos fones de ouvido. E 43,7% dos entrevistados escutam por meio do fone em um volume acima da média recomendada e 60,4% utilizam do aparelho todos os dias. Neste caso a perda auditiva se torna um risco cada vez maior entre a população.  

Ainda em relação ao uso de fones de ouvido, o otorrinolaringologista comenta que por conta do compartilhamento entre amigos, as chances de se infectar com uma bactéria ou infecção por secreção são grandes. Por isso recomenda-se não dividir o objeto e também fazer a higienização diária dos fones, podendo usar o álcool para limpeza.