Nanotecnologia foi o tema de mais um painel promovido pelo Centro Universitário UniSatc. Fomentado pelo curso de mestrado profissional em Engenharia Metalúrgica, o evento contou com a presença de pesquisadores, profissionais da área, estudantes e interessados em aprender mais sobre o tema.
Participaram do painel a engenheira e doutora em Engenharia na área de Ciência e Tecnologia dos Materiais, Célia de Fraga Malfatti; e o mestre em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, Thiago Ramos Stellin Malagrinò. A roda de conversa foi mediada pela jornalista Marli Vitali e contou com a participação do coordenador do curso de mestrado em Engenharia Metalúrgica, Anderson Daleffe.
“Nanotecnologia é um tema é recente, que começou a ser debatido a partir dos anos 2000. E cada vez mais pode-se perceber a importância da utilização dessa tecnologia para melhorar e modificar materiais de diferentes áreas, como na área da saúde, auxiliando na detecção e tratamento de doenças, por exemplo”, explicou Célia.
Já para Malagrinò, por mais que seja um tema que está em ascensão, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto e, por isso, que é importante promover conhecimento sobre a tecnologia. “A gente vê que existe uma confusão muito grande ainda sobre o que é nanotecnologia e como ela pode ajudar no cotidiano das pessoas”, completou.
O tema é uma das ramificações de estudo curso de mestrado em Engenharia Metalúrgica da UniSatc. Segundo o coordenador, o evento foi uma forma de aproximar parceiros para desenvolver novas pesquisas voltadas a nanotecnologia. “Nosso objetivo é sempre estimular o desenvolvimento da ciência e de novas parcerias para, desta forma, construir novas frentes de pesquisa”, reforçou Daleffe.
Mestrado está com matrículas abertas
O mestrado profissional em Engenharia Metalúrgica da UniSatc oferece uma estrutura curricular que articula conhecimentos técnicos e científicos. Segundo o pró-reitor, é um curso que busca contribuir com o setor produtivo nacional, no sentido de agregar um nível maior de produtividade nas empresas e organizações.
“Nosso curso visa promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e aplicação de processos de inovação apropriados”, destacou o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.
As aulas são realizadas nas sextas-feiras, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h e aos sábados das 8h às 12h, com encontros alternados a cada 15 dias. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-7688 ou pelo site.